quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Sobre a Era do gelo...

Períodos glaciais ou  Era do gelo, são fenômenos climáticos que aconteceram no decorrer da história do planeta Terra; onde a temperatura cai a um certo ponto que toda superfície terrestre é coberta por um manto de gelo, por um longo período de tempo.

Nosso planeta já passou por diversas Eras do gelo, e a última foi a Idade do Gelo, que ocorreu em aproximadamente 110.000 a 12.000 anos antes da atualidade, teve seu ápice há cerca de 22.000 anos, sendo substituída pelo aquecimento, já havia presença de seres humanos que seriam os Cro-Magnon (nome dado aos restos encontrados), o mais antigo Homo sapiens.

Os especialistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva, de o porquê da Terra ter esses períodos glaciais, mas a teoria mais aceita no meio científico é chamada de Ciclos de Milankovitch ou Ciclos Orbitais, que foi desenvolvida pelo engenheiro geofísico sérvio Milutin Milankovitch.

A teoria dos Ciclos de Milankovitch, são três fatores:

Excentricidade: mudanças na forma da órbita terrestre, Obliquidade: mudanças na inclinação do eixo de rotação da Terra e Precessão: oscilação no sentido do eixo de rotação.


Os animais e as Eras do gelo:

Houve extinções de animais nos períodos glaciais, poucos se adaptaram as mudanças climáticas, os que conseguiram seriam animais com penas (aves), animais aquáticos e os mamutes (peludo com tecido adiposo), mas é pensado que no fim da última era do gelo, os mamutes foram extintos. O homem consegue se adaptar as mudanças climáticas.

Fonte:
https://www.nasa.gov
https://sites.google.com
https://pt.wikipedia.org
https://translate.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário