terça-feira, 9 de agosto de 2016

Fenômeno em relação as águas da Terra devido ao puxão gravitacional...

Pode parecer uma crença, mas na verdade é real, que a Lua e o Sol tem influência nas marés, ou seja, os movimentos que causam o nível do mar, as subidas e descidas. Mas essa influência só ocorre em grandes massas de águas, que não é o caso dos rios e lagos, só reparar que não há subida e descidas de marés.

Esse fenômeno das subidas e descidas de marés, acontece pela força de atração que a Lua e o Sol, exercem sobre o nosso planeta, mas o nosso astro rei, exerce tal atração em menor intensidade.

Quando o Sol, a Lua e a Terra estão ordenados em ângulo reto, onde a Terra está em um ponto oposto mais afastado, a oscilação das marés é menor; e assim são denominadas as marés mortas. E quando esses três objetos estão alinhados, é notado que duas vezes por mês, as marés sobem.

Como a Lua orbita a Terra, ou seja, gira ao redor do nosso planeta, ela é atraída pela força gravitacional da Terra, a Lua também tem essa força de gravidade em relação a Terra, mas só que de forma mais suave.

E essa atração entre os corpos, recebe o nome de de puxão gravitacional, e isso faz com que as águas dos oceanos, onde se concentra a maior massa de água, seja influenciada pelo posicionamento da Lua e do Sol, a respeito da Terra.

É acreditado por especialistas, que a Lua pode exercer influência também em nós, devido nós possuirmos 70% de água em nosso corpo.

Mito:

- Nascimento de crianças em Lua cheia, não há nada comprovado, mas é acreditado que esse mito venha dos nossos antepassados, pois não havia calendário e como é naturalmente fácil de observar a Lua no céu, eles se baseavam nisso.

- Corte de cabelo, também é um mito, pois o crescimento do cabelo, assim como queda, ou até mesmo ausência e ou crescimento dos pelos no corpo, está tudo ligado aos hormônios.

Então, acreditado cientificamente mesmo, a influência exercida na Terra, é apenas pelo nosso astro rei, apesar de ser em menor quantidade, e pelo nosso satélite natural, a Lua, que causa as subidas e decidas das marés.

Fonte:
http://www.if.ufrgs.br
http://noticias.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário