quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sonda espacial Messenger deixará uma cratera em Mercúrio...

A Messenger teve seu lançamento em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA) no dia 03 de agosto de 2004, e passou por Vênus duas vezes e por Mercúrio três vezes. A sonda enviou mais de 270 imagens e 10 terabytes de medições.

Quando atingiu a órbita de Mercúrio em 2011, a Messenger tinha a missão de ficar apenas um ano, nesses quatro anos, ela mostrou depósitos vulcânicos (que pode esclarecer o passado e a formação do planeta), calotas polares de água congelada perto da sua superfície, e também descobriu que o campo magnético de Mercúrio que é fora do centro, deslocando ao longo do eixo em 10% do seu diâmetro.

Hoje, 30 de abril de 2015, a Messenger irá encerrar a sua missão colidindo com Mercúrio e formar uma nova cratera no planeta.

Ela está lentamente perdendo altitude, mas irá bater a 14.000 km/h, quando colidir vai abrir uma cratera de 16 metros de largura, o local esperado do impacto, será o Polo Norte do planeta, de acordo com os cálculos dos cientistas. A Messenger tem três metros de uma asa a outra.

Cientistas esperam reunir informações até 15 minutos antes do impacto.

Uma curiosidade é que o combustível já havia acabado, e os controladores, usaram o gás hélio, que na real não serviria como combustível, mas isso fez com que prorrogasse um tempo maior de vida da Messenger.

Existe um projeto que em 2017, duas sondas nipo-européia serão lançadas rumo a Mercúrio, pelos cálculos, elas devem orbitar o planeta em 2024.
A missão receberá o nome de BepiColombo, que será uma homenagem a um cientista italiano que trabalhou na missão Mariner 10.

* Essa missão da sonda Messenger, é realizada pela Nasa e gerenciada pelo Jet Propulsion Laboratory (JPL).

                                                              Ilustração
Fonte:
http://www.bbc.com
http://www1.folha.uol.com.br
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Nave russa tem problemas e pode colidir com a Terra...

A Progress M-27M, nave espacial de carga sem tripulação da Russia, estava indo para a Estação Espacial Internacional, com 2,5 toneladas de suprimentos e materiais científicos, mas houve uma falha e perdeu o controle, e com isso pode vir a cair no nosso planeta.

Os operadores de voo russos, tentam restabelecer a conexão com a nave, mas com poucas possibilidades de sucesso.

"É impossível saber quando cairá exatamente na Terra, depende de muitos fatores, mas a queda acontecerá em condições incontroláveis" disse um dos controladores de voo.

De acordo com a Nasa, a equipe russa continua tentado acessar os dados da nave espacial, para definir um plano de ação. No entanto eles esperam mais informações procedentes da Roscosmo, a Agência Espacial da Russa.

Entenda:
No dia 28 de abril de 2015, as 3h10' (horário de Brasilia), na base de Baikonur, no Cazaquistão, a Progress M-27M, decolou com destino à Estacão Espacial Internacional, levando suprimentos, e materiais científicos, com a previsão de chegada de 6h após eu lançamento.
O Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia, perdeu o comando da nave, depois dela se posicionar em uma órbita equivocada, e deixar de enviar ao Centro de Controle de Voos dados de sua telemetria. O custo estimado por esse incidente, é de US$ 90 milhões.



 A próxima nave cargueira deve enviada a Estação Espacial Internacional, no dia 08 de agosto de 2015 (lançamento), é uma data prevista pela Agência Espacial da Rússia.

Mesmo após esse imprevisto com a Progress M-27M, os astronautas que estão na Estação Espacial Internacional, estão bem abastecidos, para continuar com suas vidas no espaço.

Monitore ao vivo, onde está passando a aeronave, com projeção da superfície da Terra, link:
http://www.n2yo.com/?s=40619

Fonte:
http://www.msn.com
http://g1.globo.com
http://exame.abril.com.br
http://www1.folha.uol.com.br
https://www.youtube.com
(Reprodução de foto - Google)

terça-feira, 28 de abril de 2015

Japão tem um projeto para missão na Lua...

No dia 20 de abril de 2015,  foi noticiado pela imprensa japonesa, que a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), tem um projeto de aterrizar na Lua com um dispositivo não tripulado em 2018, ou começo de 2019.

Segundo o veículo de comunicação, a JAXA, apresentou a um comitê dos Ministérios, da Educação, da Cultura, dos Esportes, das Ciências e Tecnologias, seu projeto da missão não tripulada para o nosso Satélite.

Essa missão tem por meta, estudar a resistência de determinados materiais sobre a superfície lunar para determinar se podem ser empregados em futuras missões tripuladas.

A JAXA, também poderá testar um sistema de aterrizagem na superfície lunar, que teria uma margem de erros, de uma centena de metros.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, espera conseguir do governo um financiamento para essa missão.

A JAXA, está se esforçando, para reforçar sua tecnologia aeroespacial, e também seguir o ritmo da China e de outros países emergentes.

                                                         
Fonte:
http://brazil.shafaqna.com
http://ovnihoje.com
http://www.uol.com.br
https://www.google.com.br

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Primeiro ser humano a ir ao espaço...

Iuri Gagarin (Cosmonauta Soviético), foi o primeiro astronauta humano a ir ao espaço, em 12 de abril de 1961, abordo da espaçonave Vostok 1, ele tinha 27 anos.

A espaçonave deu uma volta completa na órbita  ao redor da Terra, em uma altura de 315 km, em uma velocidade de 28.000 km/h, ficando 108 minuto em órbita.

Descrição da viagem por Iuri Gagarin

"A espaçonave entrou em órbita, e o foguete se separou, a gravidade se foi.

No início, a sensação era algo incomum, mas eu logo me adaptei...

Eu mantive contato com a Terra em diferentes canais por telefone e telégrafo".
(Iuri Gagarin)

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br

domingo, 26 de abril de 2015

O vento...

É um fenômeno meteorológico, formado pelo o movimento do ar na atmosfera, ou seja, devido o deslocamento do ar em área de alta pressão para a área de baixa pressão.

A força do vento vai depender da irregularidade da pressão, sendo que nas áreas frias tem maior pressão e as áreas quentes, tem menor pressão.

O vento recebe um nome distinto dependendo da região que sopra:

- Ventos alísios, sopram dos trópicos para o equador, acontecem constantemente nas regiões Subtropicais, sendo muito comuns na América Central, devido a alta pressão nos trópicos, para baixa pressão no Equador.

- Brisa, é um curso de vento, de fraco a moderado, são assíduos nos litorais, montanhas e vales.

- Vento Sazonal, é um vento que ocorre  sempre em uma determinada época do ano. Os ventos sazonais são denominados Monção (estação), que é a alternância das estações das chuvas com a estação da seca, acontecem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais. No oceano Índico e no sudeste da Ásia, esse fenômeno é particularmente forte.

Existe também o furacão, o ciclone e o tufão, você pode ler na matéria do Blog Zm. no dia 07/12/2014.



Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.suapesquisa.com
http://clickeducacao.com.br
https://www.google.com.br

HondaJet vai dar seu voo de longa distância...

No dia 20 de maio de 2014, a Honda anunciou o começo da produção da sua primeira aeronave de uso comercial de pequeno porte, o HondaJet. Sua linha de montagem está situada nos Estados Unidos.

Segundo a empresa, o HondaJet será o avião de pequeno porte mais rápido do mundo, que pode voar com uma maior altitude, sendo de 13.900 metros, e o seu consumo é o melhor em sua categoria, sua implantação de tecnologia avançada,  os motores estão instalados no topo de suas asas, que favorece um aperfeiçoamento expressivo, na performance e no consumo do combustível, em função dos ganhos aerodinâmicos, ressalta a fabricante.

Agora no mês de abril de 2015. a Honda anuncia em uma entrevista coletiva realizada em Tóquio, Japão, o primeiro voo de longa distância do HondaJet, que será no próximo fim de semana, em uma viagem intercontinental, entre Japão e a Europa.

Sem fornecer maiores dados sobre a viagem, disse que a viagem será com parada para abastecimento em 13 países, mas não citou o nome deles. Terá cerca de 48 mil km de viagem e também sem informar o tempo que será feita essa viagem.

Como a autonomia do HondaJet é de 2.185 km, e uma viagem entre Japão e Viena (centro da Europa) é de 9.135 km, haverá a necessidade de abastecimentos, ou seja, paradas necessárias.

A sua velocidade atinge 778 km/h, para um avião de pequeno porte, se compararmos um Boing 777, que atinge uma velocidade de 950 km/h, sendo de porte grande, o HondaJet  tem uma velocidade bastante alta.

O preço sugerido é de US$ 3.7 milhões de dólares, e estão acessíveis nas cores: verde perolado com faixa dourada, prata, vermelho, amarelo e azul.

                                                              Ilustração

Fonte:
http://www.car.blog.br
http://g1.globo.com
http://blogs.estadao.com.br

Terremoto devastador em Nepal...

Nepal, possui uma população de 27 milhões de habitantes, fica localizado nas regiões dos Himalaias, o país Asiático, está entre o norte do Tibete e a leste, sul e oeste da Índia.

 Em 1934, ocorreu o pior terremoto na história de Nepal, onde foram registrados 8,5 mil pessoas mortas.

Depois de 81 anos, no dia 25 de abril de 2015, um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, atingiu Nepal, deixando aproximadamente 1.900 mortos e 4.700 feridos no país, esses números foi confirmado as 7h30' de domingo (26/04/2015) no horário local, e 22h45' horário de Brasilia, pelo porta-voz do Ministério do Interior, Laxmi Dhakal.

O epicentro do tremor, foi registrado a 77 km da capital Katmandu, e supõe-se que a 7 km da superfície, onde essa baixa profundidade potencializou a força do terremoto, deixando ele mais devastador. Até a noite de ontem houve 16 abalos secundários.

Acredita-se que há possibilidade da estatista em relação ao número de vítimas sejam maiores, pelo fato do tamanho da destruição da capital Katmandu.

O terremoto também foi registrado em três países, sendo na Índia, com 36 mortes, na China, 12 mortes e Bangladesh, foram confirmados quatro vítimas.

Além das trágicas mortes, houve destruição de prédios, monumentos históricos, hospitais, rachaduras nas rodovias, e também prejudicando a comunicação, a energia, a internet, e os telefones, O abastecimento da capital  Katmandu, também foi prejudicado.

Paul Earle, especialista do Centro Geológico do Estados Unidos, comentou, "É um terremoto muito grande em uma área com uma população significativa e infraestrutura fragilizada por terremotos anteriores".

O Itamaraty, até ontem (25/04/2015), informou que não havia conhecimento de brasileiros entre os mortos, colocou a disposição um telefones para as famílias que necessitarem de informações (61) 8197-2284.
Segundo a embaixadora do Brasil em Katmandu, sra. Maria Teresa Pessôa, "está difícil de contatar os brasileiros que estão no país".


Fonte:
http://g1.globo.com
http://info.abril.com.br
http://www1.folha.uol.com.br
http://internacional.estadao.com.br
(Reprodução de fotos tiradas do Google)

Terremotos...

Conhecidos também por abalos sísmicos, são fenômenos naturais que acontecem na crosta terrestre, eles começam no subsolo, onde é denominado hipocentro, e o local na superfície da Terra onde foi mais intenso as trepidações, é denominado epicentro.

Esses fenômenos, são trepidações na superfície da Terra, causados por outros fenômenos naturais subterrâneos, como atividades vulcânicas (magma), pelo atrito das placas tectônicas, falhas geológicas, e com raridade, pode ser por deslocamento de gases no interior da crosta terrestre.

Quando acontece um terremoto, ocorrem rachaduras da superfície terrestre e deslizamentos de terras, dependendo da sua magnitude sísmica (proporção de força), pode causar estragos e destruição em grande proporção e até fatalidades se o local for habitado.

A classificação da magnitude de um terremotos, se dá pela a escala Richter de 0 a 9, quanto for mais alto o número nessa escala, maior será a intensidade do terremoto, por exemplo: se chegar a 7 ou mais na escala Richter, a superfície da terra terá um terremoto bem catastrófico. Essa avaliação é dada pelo Sismólogo, que é um geofísico especializado em sismologia.

Quando ocorrem terremotos no oceano, ele provocam ondas enorme, gigantescas, que recebem o nome de Tsunami, que causam destruição e fatalidades dependendo da sua magnitude.

Fonte:
https://www.google.com.br
http://www.suapesquisa.com
http://www.brasilescola.com
(Reproduções das fotos - Google)

sábado, 25 de abril de 2015

Chile um país em alerta...

Desde 1972 o mais Temido vulcão do Chile Calbuco não entrava em erupção, mas no dia 22 de abril de 2015 as 18h, ele acordou e entrou em atividade, para a surpresa de todos que não esperava.

Sua localização, fica a 1000 km de Santiago (Capital), na província de Llanquihue, na região dos lagos, entre Puerto Montt e Puerto Varas, ao sul do Chile. O vulcão Calbuco tem 2 mil metros de altura.

Governo chileno decretou estado de exceção (o exercito pode tomar sua próprias decisões em relação a evacuação). As autoridades decretaram isolamento total de um raio de 10 km ao redor do vulcão Calbuco, e foi emitido um sinal de alerta vermelho a todos os turistas nas regiões dos lagos.

A presidente do Chile Michelle Bachelet, foi até a região, ela alertou que as lavas irão derreter o gelo e consequentemente haverá subida dos rios.

No dia 23 de abril de 2015, as cinzas do vulcão chega na Argentina, a cidade mais atingida foi Bariloche, sendo situada a 100 km do  vulcão Calbuco. Devido as cinzas, as aulas e aeroportos, tiveram suas atividades interrompidas.

As cinzas também chegaram até Buenos Aires, La Pampa e Mendonza, San Luis, sul do Cordoba e Santa Fé, segundo informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Hoje dia 25 de abril de 2015, pela manhã as cinzas do vulcão Calbuco, chega ao Brasil, cobrindo parte do Rio Grande do Sul, inclusive Porto Alegre foi atingindo e tendo alguns voos cancelados e ocorrendo alguns atrasos, segundo informou a Infraero.

O Chile tem a segunda maior cadeia vulcânica de atividade, ficando atrás só da Indonésia.


                                                               

                                                                     **********


Nas fotos observa a nuvem de fumaça na forma do corpo de uma mulher que se apresentou por 10 minutos, na minha opinião é a Mãe Natureza, que costumo chamar de Gaia, olhe só que interessante.




Fonte:
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br
https://www.youtube.com
(Fotos de reprodução retiradas no Gloogle).

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Veranito ou veranico...

É um fenômeno meteorológico que ocorre nas regiões meridionais do Brasil, é feito por um período de estiagem, onde o calor é intenso e com baixa umidade relativa em plena estação chuvosa ou em pleno inverno, é associado a uma massa de ar quente e seca.

Só pode ser considerado veranito ou veranico, se a duração for de 4 dias no mínimo.

O veranito de maio, segundo a moradora M.A.C.C., da cidade de Itajái, em Santa Catarina (Brasil), "é uma semana de calor insuportável, mas depois de uma semana volta ao normal como que era antes, o clima de outono".

                                                              Ilustração

Fonte:
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org

quarta-feira, 22 de abril de 2015

22 de abril dia da Terra...

No dia 22 de abril de 1970, foi a primeira manifestação do dia da Terra, que foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que era um ativista ambiental.

O dia da Terra tem por objetivo, que as pessoas tomem consciência, da preservação da natureza, dos animais e a necessidade de preservar o planeta Terra, que afinal das contas é o nosso lar.




                                     Uma frase poética ao nosso Planeta Terra...

"A água se ensina pela sede...
A terra, por oceanos navegados...
O êxtase, pela aflição...
A paz, pelos combates narrados...
O amor, pela cinza da memória...
E, pela neve, os pássaros".  (Emily Dickinson - poetisa americana)

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br

terça-feira, 21 de abril de 2015

Previnir a dengue...

Como o Brasil está vivendo um momento difícil de epidemia da dengue, estou colocando um vídeo que ensina como fazer um repelente de uso pessoal.
É um repelente caseiro e de baixo custo, você passa no seu corpo e previne de levar picadas.

Mas sempre lembrando, não deixe nada que possa acumular água sem tampar, pois um local com água e devidamente tampado o mosquito da dengue não se reproduz.

Lembre-se, Dengue Mata!!!



Nasa dá bolsa de estudo para uma brasileira em sua universidade...

A brasileira Mariana Vasconcelos, ganhou o concurso Call to Innovation 2015 (Chamada para inovação 2015), promovido pela faculdade FIAP, e como prêmio, Mariana Vasconcelos ganhou uma bolsa de estudo para Singularity University, que é uma universidade que fica em uma das bases de pesquisa da NASA, que é localizado no Vale Sicílio que possui um programa concentrado em inovações, o Graduate Studies Program (GSP) 2015.

Além da bolsa, ela terá todas as despesas pagas com alimentação e estadias dentro das instalações da Nasa, depois desse período, ela também ganhou o direito de uma bolsa de estudo para  fazer um curso do programa da MBA da FIAP.

O projeto ganhador do concurso criado por  Mariana Vasconcelos, recebeu o nome de Agrosmart.

Entenda o projeto:
Uma plataforma que conectada a um aplicativo para celulares e sensores instalados na terra para que os agricultores saibam a quantidade exata de água necessária para a atividade agrícola. Segundo a inventora, esse projeto dá uma economia de água entre 30% a 70%.

"Eu me dei o direito e a ousadia de acreditar de que podia fazer as coisas de maneira diferente", comenta a brasileira.

Mariana Vasconcelos embarca em junho de 2015 pra os Estados Unidos, para começar seus estudos.

*Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 70% da água utilizada no mundo, é para irrigação agrícola, contudo, o desperdício desse volume durante esse processo chega  a 50% .


Fonte:
http://oglobo.globo.com
http://estadao.com.br
http://og.infg.com.br
https://www.google.com.br

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Diodo emissor de luz...

Todo mundo conhece mais pela sigla em inglês LED (Light Emitting Diode), é o objeto mais usados no mundo da eletrônica, sua funcionalidade é a emissão de luz em equipamentos eletrônicos.

O diodo, é um componente eletrônico semicondutor, aliás, é o componente mais importante de um LED, pois é ele o responsável pela geração de luz, é a tecnologia utilizada em chips de computador, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

LED é um componente bipolar, ele tem um terminal chamado anodo e um outro chamado catodo, dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem da corrente elétrica, ou seja, a geração ou não de luz.

O inventor do LED, foi o norte americano Nick Holonyak em 1963, depois de inventado, o LED era apenas usado em rádios, televisores e outros equipamentos, possuía apenas a cor vermelha e só indicava se estava ligado ou desligado.

No final dos anos 60  foi colocado a cor amarela, e só por volta de 1975, foi quando veio a cor verde.

Já nos anos 80 com o surgimento da tecnologia Al ln GaP, a cor vermelha atingiu uma luminosidade, houve substituição das lâmpadas, principalmente nas industrias de automóveis.

Com o surgimento da tecnologia InGaN nos anos 90, propiciou o branco e cobrinho, sendo assim a conquista de toda aparição de cores.

Hoje é possível fabricar LED que emitem luz de qualquer cor, incluindo o infravermelho.

As lâmpadas comuns não possuem vantagens, e a sua durabilidade de vida é menor.

Já as vantagens do LED são muitas: Maior durabilidade de vida, menor custo de manutenção, resistente, eficiente, ajuste de cor, cores vivas, ecologicamente correto.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.iar.unicamp.br
http://www.alunosonline.com.br
https://www.google.com.br

domingo, 19 de abril de 2015

Um Sistema Solar delicioso... (para relaxar)

Quem aprecia chocolate e ama astronomia, pode juntar o útil ao agradável...

Hum... Chocolate do Sistema Solar, deve ser bom demais, melhor seria se fosse o universo todo!!! rsrsrs.... Delíciaaaaa...


Fonte:
https://www.facebook.com/scienze.fanpage?fref=photo

19 de abril - Dia do Índio...

"Nós não herdamos a terra dos nossos antecessores, nós a pegamos emprestada de nossas crianças". (Provérbio Índio Americano)


Lugares incríveis...

Um vídeo de doze lugares, lindos e incríveis que o Blog ZM. preparou para você.



sábado, 18 de abril de 2015

Vesta um Protoplaneta...

Protoplaneta é um estágio que ocorre a transformação da matéria, que constitui a fase primária na evolução de um planeta, resumindo, é um corpo celeste em processo de se tornar um planeta.

Um bom exemplo é Vesta, que era considerado o segundo maior astro do cinturão de asteroide, entre Marte e Júpiter, com diâmetro de aproximadamente 530 km.
Sua formação é parecida com a Terra e com a Lua, sua superfície é  diversa em de camadas de rochas e provavelmente um campo magnético, e possui um núcleo de ferro, os cientistas acreditam que no passado havia um oceano de magma no subterrâneo, como o nosso planeta. Esses dados são da sonda Dawn, que entrou ao redor da órbita de Vesta em 16 de julho de 2011 e saiu da órbita em 04 de setembro de 2012.

Vesta tem todas as característica de um planeta em evolução segundo informação de dados dos cientistas da missão Dawn, e em maio de 2012, foi promovido  protoplaneta, os cientista noticiaram em 10 de maio de 2012, em um artigo na revista Sience.

O protoplaneta Vesta é considerado um "fóssil" espacial, parou de evoluir, nunca cresceu o suficiente, os cientistas insinuam que Júpiter pode ser culpado, pois quando ele se formou, corpos celestes próximo como Vesta, tiveram suas órbitas alteradas.

Vesta, é um corpo celeste, e é o único sobrevivente conhecido no início da formação do nosso sistema solar, ele é fundamental para entender o surgimento dos planetas.

David O'Brien do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, Arizona (EUA), presumi que um a cada vinte meteoritos que caem na Terra, vem de Vesta.

Os cientista também concluíram que múltiplos minerais encontrados na Terra, são oriundos de Vesta, onde se supõe que houve uma colisão no passado entre o protoplaneta e alguns corpos celestes, que podem ter arremessados meteoritos até o nosso planeta.

                                                              Ilustração

Fonte:
http://www.ig.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://hypescience.com
http://g1.globo.com

Cafezinho espacial ...

Devido as inúmeras reclamações dos astronautas sobre o café que é frio, quando estão no espaço, ou seja, em uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS sigla em inglês).

A empresa Lavazza, estabelecida em Turim, na Itália, é uma marca centenária italiana de café, sendo uma das mais importantes torrefadoras do mundo, associou-se com engenheiros da empresa Argotec (empresa de engenharia e software), e também com a Agência Espacial Italiana (ASI), para melhorar as condições do café que os astronautas tomam quando estão em missão no espaço.

Eles projetaram e criaram uma máquina de café, especialmente para o ambiente espacial, que pode trabalhar em gravidade zero, ficando até de ponta cabeça.

Batizada de ISSpresso, ela funciona com capsulas de café que são preparadas em uma embalagem especial, que também pode fazer além do café, também chá e chocolate quente. O único inconveniente, é que não pode ser tomado em xícara por causa da gravidade, então os astronautas terão que tomar em saquinho com canudo.

David Avino, diretor da empresa Argotec comentou, "A comida* dá um apoio psicológico importante, e ser capaz de tomar um bom expresso pode ser o jeito perfeito de fechar o menu especialmente criado para cada astronauta e fazê-los se sentirem mais próximo do lar".

*A comida, são pratos assinados pelo premiado chef  Alain Ducasse.

No dia 14/04/2015, a empresa SpaceX, lançou o foguete Falcon 9, no Cabo Canaveral (EUA), as 16h10' horário local (17h10' horário de Brasilia), com a cápsula Dragon lotada, com suprimentos, experimentos científicos, equipamentos para seis astronautas e também a máquina de café.

Entre os astronautas da Estação Espacial Internacional, está a Italiana Samantha Cristroforetti, que provavelmente deve estar desfrutando e matando a saudade do café de seu país.


Fonte:
http://www.uol.com.br
http://g1.globo.com
http://www.estadao.com.br
https://www.google.com.br
http://www.ig.com.br
https://translate.google.com.br

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Caso Roswell...

Em 07 de julho de 1947, um objeto não identificado, caiu em um rancho perto da cidade de Roswell, Novo México.

No dia 08 de julho de 1947, o jornal Roswell Daily Record, noticiou que oficiais da Força Aérea do Exército do Estados Unidos, tinham reportado a captura de destroços de um "disco voador", mas poucas horas depois os militares reviram a informação, e no dia seguinte o jornal soltou a notícia de que se tratava de um balão meteorológico.

As pessoas comentavam que havia também corpos de seres que pilotavam essa nave, e segundo relatos, o governo retirou todos os destroços do local da queda do suposto "disco voador".

O fazendeiro que passeava com seu filho declarou que viu destroços, mas não deu importância, pois estava acostumado com destroços de balões meteorológicos.

Com o passar dos anos, as especulações sobre a queda do "disco voador" aumentaram significativamente, que o Congresso americano pediu aos militares os documentos desse caso, e chegaram à conclusão de que não havia nenhuma nave, e que os objetos recolhidos, eram mesmo de um balão meteorológico experimental.

E até hoje, nunca foram encontrados nenhuma evidência dos destroços do suposto balão experimental na região de Roswell.
                                                               Ilustração

Fonte:
http://seuhistory.com
http://pt.wikipedia.org
http://super.abril.com.br

quinta-feira, 16 de abril de 2015

quarta-feira, 15 de abril de 2015

15 de abril - Dia da Conservação do solo...

"Nenhuma circunstância justifica destruir o legado natural da Terra". (Edward Osborne Wilson - Biólogo)


Mensagem a um pai astronauta...

Stephanie, uma pré-adolescente de 13 anos, que reside no Texas (EUA), mandou para seu pai, o astronauta e comandante da missão 43, Terry W. Virts, que está orbitando nosso planeta Terra, desde o dia 11 de março de 2015 na Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), uma mensagem de forma inusitada.

Entenda:

Uma campanha de publicidade da Hyundai, colaborou com a garota Stephanie, para que sua mensagem fosse vista pelo seu pai, em uma altitude de 400 km na Estação Espacial, quando ela estivesse passando em uma velocidade de 7,6 km/s na órbita da Terra.

O local escolhido foi o leito seco do lago Delamar, em Nevada (EUA), em uma área de 5,5 km², onde foram usados 11 sedãs Hyundai Genesis, com pneus específicos para que pudessem deixar bem marcado as inscrições da mensagem. As inscrições foram feitas em um papel com a própria letra da pré-adolescente, e depois escaneado e reproduzido na areia dessa área. Os 11 sedãs, usaram uma formação homogênea, lado a lado, sendo orientados por um GPS especial e preciso.

O astronauta Terry Virts, fotografou a mensagem com uma teleobjetiva e agradeceu a atitude de carinho. Ele retornará a Terra no mês de maio.

Mensagem: "Steph Te amo!" ("Steph ♥ you!", original em inglês).



* A mensagem entrou para o livro de recordes Guinness.

Fonte:
http://oglobo.globo.com
http://cmais.com.br

terça-feira, 14 de abril de 2015

Alerta: em 2017 o perigo vem do espaço... ou não?!...

Um asteroide de 40 metros, está vindo em direção à Terra e tem uma remota possibilidade de haver colisão com o nosso planeta.

Em fevereiro de 2013, um asteroide atingiu a cidade Chelyabink, na Russia, ferindo 1.500 pessoas, danificando 7.000 edifícios, ele  tinha cerca de 20 metros de largura.

A astrônoma Judit Györgyey-Ries, do Observatório McDonald da Universidade do Texas, disse: "Ele tem chance de 0,00055% ".

O chefe de Seguimentos dos Objetos Próximos da Terra (ENO), na Awareness (SSA) Escritório do Programa Situacional do Espaço na ESA, o cientista Detlef Koschny, disse: "Há uma chance em um milhão que poderia nos atingir".
 Ele procurou calcular o tamanho preciso do asteroide, e segundo ele, "O tamanho foi estimado a partir do brilho, mas não sabemos a refletividade, assim, poderia ser menor ou maior, há uma margem de 10 metros a 40 metros, sendo que um objeto de 40 metros de ferro, que atravessar a atmosfera, iria fazer uma cratera, e um de 10 metros, dificilmente seria notado", e fez uma observação, "...se for um asteroide rochoso e vier a colidir, os esfeitos seriam semelhante ao impacto de Chelyabink".

Makoto Yoshikawa, da Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA), membro da divisão de NEOs na União Astronômica  Internacional (IAU) está convencido de que o asteroide não representa qualquer perigo para a Terra. "A distância é muito pequena, mas a distância não significa que haverá uma colisão", comentou.

Asteroid Watch NASA, assegurou que não há chance desse asteroide colidir com a Terra, mas a astrônoma Judit Györgyey-Ries, admite que mais observações são necessárias para atenuar as incertezas, "... não há nenhuma chance de impacto em 2017, mas mais observações podem ajudar a reduzir as incertezas", disse.

*A partir de 12 de abril de 2015, existem 1.572 asteroides potencialmente perigosos, detectados, nenhum está em rota de colisão com a Terra, mas sempre há um novo asteroide descoberto por astrônomos.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br
https://br.noticias.yahoo.com
http://phys.org
https://www.google.com.br

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sensor que detecta câncer...

Doutora em química e integrante do Instituto de Microeletrônica de Madri (Espanha), a cientista brasileira Priscila Monteiro Kosaka, desenvolveu um sensor ultrassensível que é capaz de detectar um câncer sem precisar fazer biópsia.

O procedimento é através de amostra de sangue, que detecta a doença, usando uma técnica chamada de bioreconhecimento, que poderá servir também para identificar no diagnóstico de outras doenças como, hepatite e mal de Alzheimer.

Segundo a cientista Priscila, o sensor é inovador porque consegue detectar uma amostra muito pequena em meio a milhares de células, coisa que nem um outro biomarcador conseguia até então.

Funciona como um mini trampolim, com anticorpos na superfície, que quando "captam" a presença do câncer na amostra de sangue, reagem e se tornam mais pesados. O dispositivo faz com que haja uma mudança de cor das partículas.

A cientista Patricia comentou,"A superfície do trampolim muda de cor e brilha muito, como se fosse uma árvore de Natal".

Existe uma taxa de erro do dispositivo, que é de dois a cada dez mil casos.

A cientista ressaltou que a descoberta está sendo testada há 4 anos, mas ainda falta o teste com amostras de doentes e com biomarcadores de última geração.
Antes de ir para o mercado, é preciso abaixar o custo, a previsão que isso só aconteça dentro de 10 anos.

A ideia é que o dispositivo tenha um custo acessível , e que seja utilizado por meio de exames de rotina, dispensando assim o procedimento da biópsia.

Fonte:
http://noticias.uol.com.br
https://www.google.com.br

domingo, 12 de abril de 2015

Matéria escura...

É um tipo supostamente de matéria que não pode ser visto por telescópio, mas representa a maior parte da matéria do universo

Essa matéria que não emite e nem absorve luz e nem qualquer reação eletromagnética, o que dificulta saber o que realmente ela é, só se sabe da sua existência por causa da força gravitacional que ela exerce sobre a matéria visível.

A matéria escura não tem nada a ver com o buraco negro, apesar da paridade do nome.

Em 1930 o astrônomo Fritz Zwicky, húngaro residente nos EUA, observou que a matéria escura fazia diferença 400 vezes maior nas massas de algumas galáxias, do que sugeriam as estrelas observadas, e acredita-se que hoje em dia ela representa mais ou menos 95% do universo.

A teoria mais aceitas dentre de muitas, é que a matéria escura é formada de partículas subatômicas menores que nêutrons, prótons e elétrons, que ainda não é observável pelos instrumentos atuais de medição que a ciência possui.

Acredita-se que a matéria escura tem um papel importante na modelagem do universo, assim como na formação de estrutura e formação das galáxias e evolução.

A evidência direta da sua existência e uma compreensão concreta da sua natureza, que permanece indescritíveis.

Fonte:
http://en.wikipedia.org
http://abril.com.br
https://www.google.com.br

Lentes gravitacionais...

É formada conforme um desvirtuamento no tempo-espaço causado pela presença de uma corpo de grande massa entre a matéria observada e o observador, ou seja, é um efeito de ótica, entre uma galáxia e o observador.

Há tipos diferentes de lentes gravitacionais, as lentes forte, as lentes fracas, e as microlentes:

- lentes fortes, as magnificações, são variações no brilho da imagens obtidas, ou imagens múltiplas e as distorções que aparecem nas mesmas.

- lentes fracas, derivam dos efeitos das fortes, podemos constatar que há pequenas rotações, distorções e com pequenas magnificações (detectadas estatisticamente).

- microlentes, é um método de detecção de planetas extra-solares, os menos luminosos e os mais distantes.

As lentes gravitacionais, são úteis para estudar os objetos do universo, assim como o estudo da distribuição de massa nos aglomerados das galáxias.

Fonte:
http://www.fisica.ufmg.br
https://www.google.com.br
http://univesptv.cmais.com.br
http://pt.wikipedia.org

sábado, 11 de abril de 2015

O mistério do corpo de Santa Bernadette

Marie-Bernard Soubirous, uma religiosa francesa que nasceu na cidade de  Lourdes em 07/01/1844, e morreu na cidade de Nevers em 16/04/1879, é conhecida por Santa Bernadette Soubirous.

No dia 22 de setembro de 1909, 30 anos após seu velório, houve a primeira exumação de seu corpo, na presença de religiosos da igreja católica e representantes políticos. Foi realizado pelos os médicos Drs. Ch. David e A. Jordan que descreveram no relatório da perícia, [...] "ele está intacto como se estivesse petrificado" [...] e relataram entre muitas coisas que também havia ausência de odores desagradáveis.

Em 03 de abril de 1919, dez anos depois, houve a segunda exumação do corpo da Santa Bernadette, também estavam presentes, religiosos católicos e políticos. Foi realiza pelos médicos Drs. Talon e Comte, que constataram que não houve mudança nenhuma desde a primeira exumação. Eles relataram: "Deste exame, concluo que permanece intacto o corpo da Venerável Bernadette, esqueleto completo, músculos atrofiados, mas bem conservados; apenas a pele estava enrugada, pelos efeitos da umidade do caixão. [...] "O corpo  não parece apodrecido, nem tem  qualquer decomposição do cadáver, em conjunto, embora este seria esperado e normal depois de um período tão longo em um cofre escavado na terra", (40 anos após seu sepultamento).

Houve a terceira e última exumação, ocorreu em, 12 de junho de 1925, realizada pelo médico Dr. Comte, que descreveu em seu relatório, com os termos florenses e que permite ver o grau de incorruptibilidade do corpo de Santa Bernadette.


"Eu queria abrir o lado esquerdo do tórax para retirar algumas costela e então remover o coração, o qual tinha certeza que estaria intacto. Porém, como o tronco estava levemente apoiado no braço esquerdo, haveria dificuldade em ter acesso ao coração. Como a Madre Superiora expressou o desejo de que o coração de Santa Bernadette não fosse retirado, bem como também esse era o desejo do Bispo, mudei de ideia de abrir o lado esquerdo do tórax e apenas retirei duas costelas do lado direito, que estavam mais acessíveis. O que mais me impressionou durante essa exumação foi o perfeito estado de conservação, do esqueleto, tecidos fibrosos, musculatura flexível e firme, ligamentos e pele após quarenta e seis anos da sua morte. Após tanto tempo, qualquer organismo morto tenderia a desintegrar-se , a se decompor e adquirir uma consistência calcária. Contudo ao cortar, eu percebi uma consistência quase normal e macia. Naquele momento, eu fiz esta observação a todos os presentes de que não via aquilo como um fenômeno natural".

O rosto e mãos de Santa Bernadette, foram cobertos com uma fina camada de cera, pois seu corpo quando teve contato com ar deu uma pequena escurecida.


O corpo de Santa Bernadette, foi colocado em um caixão de cristal, em uma capela da Igreja Santa Gildard  em Nevers, onde ela viveu por 13 anos.

Fonte:
http://www.catholicpilgrims.com
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br

Ondas...

É a colisão das moléculas do vento com a água do mar, ou seja, um processo de energia entre ar e mar, formam pequenas ondas conhecidas como ondas capilares, na superfície do mar, se o vento parar, consequentemente as ondas param.

Se o vento continuar, vai se formar nas pequenas ondas uma parte elevada chamada crista e uma depressão chamada cavado, nessa etapa, se o vento parar, as ondas continuam por si mesmas e se alastrarão pela superfície do mar, são conhecidas como ondas de gravidade.

Quando há duas ondas de cristas consecutivas, e mais a velocidade do vento, a transferência de energia, será favorecida,  fazendo com que elas obtenham mais altura, se esse processo continuar haverá ondas de vários tamanhos, é um conjunto de ondas que é denominado de espectro. Se persistir por vários dias, o espectro se torna estável e há um equilíbrio da energia com a água,e isso fará com que as ondas se dissipam.

Há três propriedades de características e forma do espectro:
- Intensidade:
- duração
- extensão

Onda swell , é uma onda formada quando um objeto é lançado na água, que mantém um percurso, sem a ação do vento.

*Os rios também tem ondas, mas são  menores, e também são provocadas pelo vento e pelo próprio deslocamento da água.

Fonte:
https://br.yahoo.com
http://www.cem.ufpr.br
https://www.google.com.br
                                                           

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Acidez oceânica...

É a diminuição do pH das águas dos oceanos causado especialmente pela elevação do dióxido de carbono na atmosfera.

Os oceanos absorvem 26% do dióxido de carbono causados pelas industrias, e esse fenômeno altera a química da água marinha. O dióxido de carbono reage na água e forma ácido carbônico e tem por consequência gradual a acidificação oceânica.

Os estudos iniciais registram, que a acidez oceânica, pode causar danos às espécies de organismos calcificadores como: mariscos, algas, corais, plâncton e moluscos, tornando menos eficaz a formação de conchas, e assim levando ao desaparecimento.

O Sr. Monty Halls, presidente da Organização Ambiental Shark and Coral Conservation Trust (Fundo para a Conservação de Tubarões e Corais), em entrevista à DW (empresa de radiodifusão), disse acreditar que a acidificação oceânica, "é a maior ameaça as futuras gerações".

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.ecycle.com.br
http://www.dw.de
http://www.unesco.org
https://www.google.com.br

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Kamikase.

É uma palavra japonesa, que tem o significado Kami, "divindade", e Kase, "vento", na tradução usual significa "vento divino" 神風 .

Kamikase, é um nome que foi dado a um tufão que destruiu o exercito do Império Mongol, liderado por Kublai Khan em 1281 quando tentava invadir o Japão.

Esse termo também é usado para definir um grupo de pilotos suicidas na Segunda Grande Guerra Mundial, liderado pelo Vice-Almirante Onishi, do Japão, onde os pilotos arremessavam os seus aviões carregados de bombas contra os alvos do inimigo e assim morriam neste ataque.

Esse grupo suicida da marinha japonesa recebia o nome de Unidade de Ataque Especial Vento Divino (Shinpu  Tokubetsu Kõgekitai, em japonês), uma referência ao tufão que salvou o Japão da invasão Mongol.

Nessa missão suicida, cerca de 2.525 pilotos morreram, causando a morte de 4.900 soldados aliados, deixando mais de 4.000 feridos.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.teclasap.com.br
https://www.google.com.br                                                    

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Chorume...

O termo chorume, conhecido também como "água de lixo", que a princípio era sabido como substâncias gordurosas dos tecidos adiposos dos animais, e posteriormente passou a abranger como uma substância orgânica em estado de decomposição.
É um líquido extremamente poluente que é encontrado nos lixões, e em aterros sanitários.

Sua característica é um odor fétido (cheiro de coisa podre),  e sua aparência é viscosa e escura, decorrente de reações físicas, químicas e biológicas, e somando mais a água de chuva, acontece o processo que eles se misturam e formam essa substância altamente poluente que se infiltra no solo e contamina a água e faz um estrago ao meio ambiente, sem contar que atrai moscas devido a decomposição orgânica, e isso gera doenças aos animais e seres humanos.

Há também o necrochorume, que é uma substância química do processo de decomposição do cadáver, presentes nos cemitérios.

Tanto o chorume como o necrochorume, precisam ser tratados, para não contaminar o solo, consequentemente os lençóis freáticos e os rios, ou seja, os recursos hídricos do planeta.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://www.suapesquisa.com
http://www.brasilescola.com
https://www.google.com.br

terça-feira, 7 de abril de 2015

Revelações...(uma frase)

"Uma das grandes revelações da exploração espacial é a imagem da Terra, finita e solitária acomodando toda a espécie humana através dos oceanos do tempo e do espaço". (Carl Sagan)


segunda-feira, 6 de abril de 2015

Um avião é sua casa...


No estado de Oregon (EUA), o engenheiro Bruce Campbell de 62 anos, comprou uma carcaça de avião (Boeing 727-200) de 1066 m² no valor de US$ 100.00, transformou em sua moradia depois de reformar e fazer e algumas adaptações.

A compra da aeronave foi em 1999, desde lá ele vem se esforçando para deixá-la cada vez mais confortável e acolhedora.

Os cômodos "da sua casa" foram criados de um modo que não perdesse o seu traço principal, que é de um avião.

Na cabine principal, ele tirou as fileiras de cadeiras para dar espaço a um escritório, um quarto e uma sala de leitura. O banheiro continua sendo o mesmo, mas agora possui um chuveiro, a cozinha é a mesma que era da tripulação, onde ele faz suas refeições. Além disso tudo, seu lar possui um sistema de encanamento e também eletricidade .

Os motivos que levaram o engenheiro a comprar uma aeronave, ou invés de uma casa de alto padrão, foi porque o avião é espaçoso, feito com materiais muito resistentes, capazes de resistir a ventos fortes, chuvas e até fogo em grande proporção sem problema algum.

Sua "casa-avião" está em um bosque ao meio de árvores, antigo sonho de um homem apaixonado por aeronaves e também pela necessidade de ter um abrigo.

Ele a descreve da seguinte forma: "um pássaro  que está destinado a voar".

Fonte:
https://www.google.com.br
http://www.uol.com.br
http://inhabitat.com
http://www.globo.com

domingo, 5 de abril de 2015

Geosmina...

É um composto químico liberado pelo solo quando a água entra em contato com a terra, e exala um odor de terra molhada. Esse odor vem da substância química chamada geosmina, palavra que vem do grego: perfume da terra.

Essa substância química é produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor (bactéria Gram-positiva), e geralmente é detectada quando o chão fica molhado, um exemplo é quando chove, nesse caso há o fenômeno chamado petricor, que é a mistura do óleo vegetal com a geosmina.

A bactéria possui o esporo, que é uma fina camada que a protege, e é uma estrutura que ela mesma produz.

O esporo também ajuda na disseminação da bactéria, um bom exemplo para explicar, é o camelo, que sente o cheiro da geosmina no deserto e localiza onde tem água, bebendo essa água, ele sai espalhando o esporo permitindo que a bactéria se reproduz em outros lugares.

A geosmina, está também presente na beterraba e nos peixes, ela que dá o cheiro e gosto de barros nesses alimentos.

Os cientistas estudam muito essa bactéria, e ela está empregada em muitos antibióticos de uso humano e no uso veterinário.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br
http://g1.globo.com
http://www.bbc.co.uk

Boa Páscoa

Blog ZM. deseja a todos uma Boa Páscoa!



"A maravilhosa disposição e harmonia do universo, só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e que tudo pode.
Isso fica sendo a minha última e mais elevada descoberta".
(Issac Newton)

sábado, 4 de abril de 2015

Você sabe o que é Homo Neandertal?...

Em 1856, em uma caverna do Vale de Neander (Alemanha) foi descoberto pela primeira vez o Homem de Nandertal.

É do gênero Homo, uma espécie extinta, o Homem de Neandertal (Homo Neanderthalensis), habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, onde foram encontrados vários fósseis que comprovaram a sua existência, datando o período Pleistoceno.

Os estudos arqueológicos indicam que os primeiros Homens de Neandertal, viveram na Europa a cerca de 200.000 anos atrás.

O Homem de Neandertal possuem 99,7 % de seu DNA compatível aos humanos modernos, mas possuíram diferenças morfológicas, em relação o ser humano atual.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org
http://g1.globo.com
http://veja.abril.com.br
http://www.infoescola.com                                                  

Um brinde a você...

                 Valeu, por acompanhar, seguir e curtir o Blog ZM. 
Here's to you, following and enjoyed the Blog ZM.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Teoria e o universo...

"Existe um teoria que diz que, se um dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável. 
Existe uma segunda teoria que isso já aconteceu."        
(O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams)


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Apollo 17...


Foi a sexta e  última missão Apollo enviada a Lua em 7 dezembro de  1972, aliás foi a última missão tripulada do mundo a viajar além da órbita terrestre.

Foi nessa viagem que foi tirada a fotografia da "Bolinha Azul", Blue Marble, em inglês (ver no blog dia 31/03/2015).

A tripulação da Apollo 17 era composta pelos astronautas: Eugene Cernan (comandante), Dr. Harrisom Schmitt (piloto módulo lunar) e Ronald Evans (piloto módulo de comando). Foram três dias em solo lunar, foi a missão que ficou mais tempo na Lua, e pousaram na Terra em 17 de dezembro de 1972.

Eles deixaram uma placa com os seguintes dizeres: "Aqui os homens completaram sua primeira exploração da Lua, dezembro de 1972. Possa o espírito da paz no qual viemos, refletir-se nas vidas de toda a Humanidade)".


O comandante Eugene Cernan, foi o último homem a deixar uma pegada na Lua, e essa imagem não foi fotografada, pois a máquina de fotografia, ele deixou lá, é um dos arrependimentos dele, pois o mesmo se expressou em um evento dos 40 anos da missão Apollo 17 dizendo: "Subindo para a nave, não tirei uma foto da minha última pegada. Que burro! Não teria sido melhor pegar a câmera, tirar a foto e levar o filme e (por cauda da restrição de peso) jogar a câmera lá?"  Ele achava que outras missões pudessem pegar a máquina, não imaginava que era a última missão.

O Dr. Harrison Schmitt, foi o primeiro cientista-geólogo a viajar para a Lua, para pesquisa de solo lunar.


Fonte:
http://www.siteastronomia.com
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Eclipse lunar total...

No dia 04 de abril de 2015, haverá o eclipse lunar total, e poderá ser observado a olho nu ou binóculos, mas será bem rápido, menos de cinco minutos, será o mais curto eclipse lunar total do século 21.

O eclipse lunar total, será visível para o Oeste da América do Norte, leste da Ásia, Pacífico, Austrália e Nova Zelândia.

Nos fusos horários norte-americano o eclipse lunar total, não será a noite, será antes do nascer do Sol, em 4 de abril.

Este será o terceiro dos quatros eclipses lunares entre 2014 e 2015, e com intervalo entre eles de seis meses.

O próximo eclipse lunar total e será visto no Brasil, será 27/09/2015.

                                                                  ***

Eclipse lunar total ou parcial, é um fenômeno astronômico, é quando a Lua é encoberta total ou parcialmente pela sombra da Terra. Só ocorre esse fenômeno  durante a fase da Lua cheia, pois a Lua precisa estar atrás da Terra, quando se tem enfoque observado no Sol.

O Sol, a Lua e a Terra, devem estar em um alinhamento perfeito, a Terra ficar entre esses dois corpos, e a Lua entrar na sombra da Terra.

Fonte:
http://www.timeanddate.com
http://pt.wikipedia.org
http://earthsky.org
https://www.google.com.br
http://www.em.com.br