sábado, 28 de fevereiro de 2015

Buraco Negro 12 bilhões de vezes maior que o Sol...

Buraco Negro, é uma região do espaço que possui uma enorme quantidade de massa concentrada, que nada consegue escapar da sua força de gravidade (atração). Nem mesmo as partículas que se movem na luz podem escapar.

No dia 25/02/2015, a revista britânica "Nature", publicou que  cientistas descobriram um Buraco Negro com uma massa de aproximadamente de 12 bilhões de vezes maior que Sol.

Segundo os cientistas o "novo" Buraco Negro foi nomeado de SDSS J0100+2802, e se formou a 900 milhões de anos após o Big Bang, que teria dados origem ao universo.

O Buraco Negro, está localizado no centro de um quasar ultraluminoso, um corpo celeste que gera grande quantidades de radiação energética, um bilhão de vez mais forte que o Sol.

Esta descoberta, traz muitas perguntas, e sem explicação,  pois como um Buraco Negro deste tamanho se formou tão cedo na história cósmica, pouco depois do nascimento das estrelas e das galáxias?!

Equipes que descobriram:
A Equipe Internacional  de Cientistas da Universidade de Pequim, da China, a Equipe do Instituto Carnegie, dos Estados Unidos e a Equipe da Universidade Nacional da Austrália.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
http://www.infoescola.com
http://pt.wikipedia.org
http://noticias.uol.com.br                                                      

Nuvens perfuradas...

Nos estados de Mississippi, Alabama e Louisiana - Estados Unidos, foi visto no céu, buraco entre as nuvens, que intrigou moradores, pois afinal, o que seria esse buraco no céu?

Se trata de Nuvens Perfuradas, que é um fenômeno meteorológico natural, embora incomum.

Acontece quando a temperatura da água nas nuvens é menor que zero durante a formação do gelo no céu, quando os cristais de gelo se formam, as gotas de água ao redor deles evaporam, deixando um buraco de nuvens.

No mês de janeiro de 2010, em Oklahoma City, esse fenômeno também foi visto.

Fonte:
http://oglobo.globo.com
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.
http://noticias.terra.com.br

Imagem do Hubble...

Essa é uma imagem de uma galáxia empoeirada, que o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA capturou, se tratada da galáxia NGC 4424, ela é espiral, embora não está claro na imagem, está localizada na constelação de Virgo, e não é visível a olho nu.

Em 2012, os cientistas observaram uma supernova em NGC 4424, apelidada de SN 2012 de ag, houve uma explosão, que foi o fim da vida de uma estrela. Nessa imagem não dá para ver a supernova, pois ela foi tirada 10 anos antes da explosão.
Durante uma explosão de uma supernova, apenas uma única estrela pode ofuscar toda galáxia.

À esquerda da NGC 4424, há dois objetos luminosos, a menor e mais brilhante, se trata de outra galáxia conhecida como 213994 LEDA, e o outro que está mais próximo da NGC 4424, é uma estrela anônima na nossa Via Láctea.

Fonte:
http://www.nasa.gov

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Ondas quase congeladas nos Estados Unidos...

O fotógrafo Jonathan Nimerfroh, durante uma caminhada na praia da ilha de Nantucket, em Massachussets, registrou ondas que estavam praticamente congeladas.

A meteorologia local registrou -7,2°C.
Segundo Jonathan, as ondas estavam quebrando com imensos pedaços de gelo dentro delas.

"Eu simplesmente não conseguia acreditar que estava vendo aquelas ondas em câmera lenta se movendo", disse Jonathan Nemerfroh ao site Huffington Post.



Em seu Instagram, o fotógrafo escreveu: "Surfe no Fronzen".




Site de Jonathan:
http://www.jdnphotography.com





Fontes:
http://exame.abril.com.br
http://oglobo.globo.com
http://odia.ig.com.br
https://www.google.com.br

Um Vulcano volta para casa...

Hoje o planeta Terra se despediu de um grande oficial da USS Enterprise, o Vulcano Sr. Spock, que aos 83 anos, nos deixou.
Eles sempre será lembrado, não somente por Star Trek, mas sim por ser o primeiro oficial em toda frota estelar.
Hoje o universo todo acompanha sua volta pra casa.


Blog ZM. deseja uma grande viagem de muita luz.

Parte do universo... (frase)

"Fazemos parte do mesmo universo, mas pertencemos a mundos diferentes". (Wesley Salviano)


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mar Aral, um desastre ambiental...

Mar Aral, é um imenso lago salgado que fica na Ásia Central, localizado na fronteira entre Uzbequistão e Turcomenistão.

Até 1960, esse lago era o quarto maior lago do mundo, com uma área de 60 mil/km², e locais de profundidade chegando a 40 metros. Havia mais de 178 espécies de animais,a industria comercial pesqueira produzia 25.00 toneladas anuais com 60.000 funcionários, e uma fauna e flora rica.

Começo do desastre ambiental

Nesse ano mesmo de 1960, um canal com mais 1.400 km, desviaram enormes quantidades de água do lago para irrigação de extensas áreas de plantação de algodão, que foi um projeto de cultivo do governo da ex-União Soviética, e com às altas taxas de evaporação, às fortes secas da região e o uso de produtos agrotóxicos e também o uso desenfreados de sumos agrícolas: fertilizantes, herbicidas, inseticidas, entre outros. Tudo isso promoveu um desastre ambiental e um enorme impacto em toda natureza local.

Como ficou depois do projeto

A salinidade do lago triplicou, as espécies de animais diminuíram drasticamente para 38, a industria comercial pesqueira foi eliminada devido a grande quantidade de sal que não permite povoamento de peixes, doenças na população local, perdas de áreas úmidas que cercavam o mar Aral

Na atualidade

Através de imagens do satélites da Nasa, mostra que o Mar Aral, está encolhendo.
A Nasa informou que as águas vêm recuando ano após ano, deixando o leito seco e exposto com uma poeira misturada de agrotóxicos e fertilizantes.
A comunidade de pescadores entraram em colapso.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
http://www.brasilescola.com
http://guiadoestudante.abril.com.br
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://earthobservatory.nasa.gov

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cosmos...

É o universo em seu todo, toda estrutura em sua totalidade, é o conjunto de tudo que existe, desde o microcosmo até macrocosmo, ou seja, desde as partículas subatômicas até as estrelas.
A palavra Cosmos, vem do grego Kósmos, que significa Ordem, Organização e "Mundo"

Microcosmo: é o mundo pequeno, o resumo do universo, o próprio homem como expressão do universo.

Macrocosmo: é o conjunto de todos os corpos que constituem o universo, é o universo considerado como um todo orgânico, por oposição ao ser humanos (microcosmo)
Do grego Mákros, "Grande" e Kósmos, "Mundo".

A cosmologia, é o estudo do cosmo, uma ciência do ramo da astronomia que estuda a origem, a estrutura e a evolução do universo, a partir das aplicações de métodos científicos.

O grande astrônomo Carl Sagan, definiu o termo cosmos, como sendo: "Tudo que já foi, tudo que é e tudo que será".

Fonte:
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
https://br.answers.yahoo.com

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O animal mais velho do mundo...

Jonathan, é uma tartaruga que vive em Plantation House, na ilha de Santa Helena, onde é a residência oficial do governador dos territórios britânicos ultramarinos no Sul do Atlântico. Jonathan e mais duas tartarugas, Myrtle e Fredrika são três das cinco de uma espécie rara que habitam a ilha.

Das três tartarugas, Jonathan é a mais velha com registro de 183 anos, então ele é possivelmente o animal mais velho do mundo.

Jonathan nasceu na metade do século 19, no ano de 1832, segundo a estimativa, e perdeu por 10 anos a oportunidade  de "conhecer" Napoleão,
que morreu em 1821. Santa Helena já abrigou Napoleão.

"Ele é praticamente cego por causa da catarata, e não tem mais olfato, mas sua audição é boa", diz Joe Hollis, um dos guias da ilha.

Na foto de 1882, mostra Jonathan adulto, esta espécie leva 50 anos para crescer em seu tamanho pleno.

Ele é uma espécie rara de tartaruga-das-seychelles, oriunda da ilha do mesmo nome que fica no Oceano Índico. As companheiras de Jonathan, são de uma espécie levemente diferente, o jabuti-gigante-de-aldabra, do atol que leva o mesmo nome.

Tartaruga dessa espécie, vive 250 anos. Os moradores da cidade já tem um plano especial de "funeral" para o caso de sua morte. O casco de Jonathan será exposto permanentemente em Santa Helena. Alguns já estão arrecadando dinheiro para criar uma estátua de bronze  de Jonathan.

*A ilha de Santa Helena, fica isolada no meio do Atlântico Sul, no mapa é um pequeno ponto, entre a Bahia e  Angola.


Fonte:
http://g1.globo.com
http://noticias.terra.com.br
http://www.bbc.co.uk
http://hr.wikipedia.org
https://www.google.com.br

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Movimentação da Terra...

Nicolau Copérnico (astrônomo e matemático), nasceu na Polônia em 1473, é considerado o fundador da astronomia moderna. Há cerca de 450 anos, mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites, e as noites aos dias.

Existem dois movimentos principais do nosso planeta, a Rotação e a Translação.

A Rotação:
É o giro que a Terra dá ao redor de si mesma, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz em sentido anti-horário, de oeste para leste. E  tem uma duração aproximada de 24 horas, no que resulta, a sucessão de dias e noites na superfície terrestre.

*É por isso que o Sol serve de referência há milhares de anos, devido a sua posição: na manhã é o leste ou nascente (aparece), e a tarde é ao oeste ou poente (desaparece).

A Translação:
É o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, junto com outros planetas, e nesse movimento o nosso plante percorre uma órbita que tem forma de uma elipse. A velocidade é de 107 mil/km/h, e o tempo necessário para completar a volta é de 365 dias e 6 horas aproximadamente.

*O ano civil adotado por convenção para o nosso calendário é de 365 dias, como o tempo real é de 365 dias e 6 horas, então o ano de 366 dias se chama bissexto, e a cada 4 anos temos um.

Fonte:
http://www.cienciaviva.pt
https://www.google.com.br
http://educacao.uol.com.br
http://pt.wikipedia.org
https://www.youtube.com/Nasa

O primeiro salto de paraquedas...

André-Jacques Garnerin, um engenheiro e inventor francês, deu o ponta pé inicial para o salto de paraquedas.

O salto:
Sob olhares de uma multidão no Parque Monceau em Paris, no dia 22 de outubro de 1797,  Garnerin fez seu primeiro salto com sua invenção, quando atingiu a 1000 metros de altitude em relação ao solo, ele pulou.

Segundo relatos da época o cesto onde estava o inventor, balançou violentamente em sua descida, mas ele não sofre nenhum tipo de ferimento.

A invenção:
O "pára-quedas" lembrava muito um guarda-chuva, tecido de seda com sete metros de diâmetro, e tinha uma espécie de cesta na parte inferior, onde ficou o inventor.


A vida:
Nascido em Paris, no dia 31 de janeiro de 1969, foi oficial da Aeronáutica. Na primeira fase das guerras Napoleônicas, entre 1792 e 1797, Garnerin foi capturado pelos britânicos e entregue ao exército austríaco, e feito prisioneiro em Buda na Hungria por três anos.

Em 1803, entre os dias 3 e 4 de outubro,  Garnerin faz um voo de balão percorrendo cerca de  395 km, entre  Paris e Clausen.

Sua esposa Jeanne-Geneviève,  em 12 de outubro de 1799, saltou de paraquedas, sendo a primeira mulher em salto com equipamento.
Em 1802, entrou com o pedido de patente, para um "dispositivo chamado de pára-quedas".

Curiosidade:
Jeanne-Geneviève, assistiu o primeiro salto de Garnerin, ela estava na multidão, ficou fascinada com o que tinha testemunhado, e se inscreveu para se tornar uma aluna de Garnerin .

Ela acabou voando com ele em 10 de novembro de 1798.
Jeanne morreu no ano de 1847.

Morte:
André-Jacques Garnerin, morreu em Paris no dia 18 de agosto de 1823.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org
http://noticias.terra.com.br
https://www.google.com.br
http://exame.abril.com.br
http://www.madamegilflurt.com

"Cogumelo" marinho misterioso...

Um "cogumelo" marinho recém descoberto por uma equipe de pesquisadores da universidade de Copenhague, na Dinamarca, está intrigando os cientistas, pois esse minúsculo ser vivo não se encaixa em nenhuma classificação do reino animal já existente.

Segundo os cientistas, uma situação dessa acontece em cada 100 anos, pois é bastante rara.

"Encontrar algo assim é extremamente raro, talvez tenha acontecido somente quatro vezes nos últimos 100 anos", disse à BBC, o coautor do artigo científico, Jorgen Olesen, da Universidade de Copenhague.

"Nós acreditamos que eles pertencem a alguma parte do reino animal; a questão é, mas qual?".

Os novos organismos encontrados, são pluricelulares, mas a maioria não é simétrica, eles apresentam uma camada densa de um material gelatinoso entre a célula exterior de pele e as camadas de células interiores do estômago.

Uma sugestão seria fazer o DNA, mas precisaria encontrar novas amostras do organismo. As amostras originais foram preservadas primeiro no formol, depois transferida para um ambiente com 80% de álcool, uma forma que não permite mais fazer análise genética.

A equipe de cientistas que assina o artigo na Plos One, convoca pesquisadores do mundo todo a ficarem atentos a outros exemplos de organismos assim.

"Publicamos esse artigo como um pedido de ajuda. Talvez haja alguém lá fora que possa ajudar a classificar esses organismos", finalizou Olesen.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
https://www.google.com.br

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Universo multante... (frase)

"O universo é um mutante de erros dos quais a vida apareceu".
(Charles Darwin - Naturalista britânico)

Esfera de metal desconhecida...

Ao enviar balões a uma altitude de 27 km para coletar partículas na estratosfera, o Professor Milton Wainwright e sua equipe da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, acabaram capturando uma microscópica esfera metálica,  que estava expelindo do seu interior um líquido biológico "pegajoso", que poderia ser material genético, "precursor da vida". Com diâmetro de um cabelo humano.

Embora a finalidade desse material é incerta, para os especialistas, há algumas teorias: poderia ser uma "semente" enviada por extraterrestres para propagar a vida na Terra, poderia conter algo que propagasse doenças pondo em risco a espécie humana, ou mesmo poderia ter vindo através de um cometa.

A esfera veio mesmo do espaço:
"Ao bater no amostrador na estratosfera, a esfera fez uma cratera de impacto, uma versão diminuta da enorme cratera de impacto na Terra, causada pelo asteroide que teria matado os dinossauros", disse Wainwright.

O Rx mostrou que é uma esfera composta principalmente de titânio, com traços de vanádio. Na qual deixou os cientistas impressionados.

O Professor Chandra Wickramasinghe, Diretor do centro Buckingham de Astrobiologia da Universidade de Buckingham, na Inglaterra, disse que é mais uma prova de vida alienígena,

A ideia de que a vida na Terra tenha surgido de cometas ou de outras formas semelhantes, é chamada de panspermia, e apesar de encontrar resistência no meio científico, foi amplamente defendida por cientistas, como Sir Francis Crick, que ganhou o premio nobel por ser um dos descobridores da estrutura do DNA e também foi defendida pelo astrônomo Carl Sagan.

As pesquisas comprovam  de que há um intercâmbio de material entre a atmosfera da Terra e o cosmo.

Fonte:
http://www.express.co.uk
http://revistagalileu.globo.com
https://caminhoalternativo.wordpress.com
https://www.google.com.br

                                                             Ilustração

Vórtice polar...

É um fenômeno climático, é uma gigantesca massa de ar gelado que gira em torno de si própria como um ciclone.

Esse ciclone se forma nos polos geográficos, na região da média e alta troposfera (entre 24 e 48 km de altitude), ele se mantém em diferente velocidade e graça a ele o ar frio se permanece sobre nós. Quando ele se dissipa, leva o frio junto.

O vórtice é mais poderoso no inverno do hemisfério, quando o gradiente de temperatura é mais íngreme, e diminui ou desaparece no verão, ou seja, no inverno devido a diminuição da radiação solar, ela ganha força, já no verão se torna mais fraco.

"Vórtice polar é um padrão do planeta, que existe como as correntes de ar quente e frio que se movimentam todos os anos" diz Samantha Martins, meteorologista do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP).

Fonte:
http://veja.abril.com.br
https://www.google.com.br
http://www.bbc.co.uk                                                    

Frio glacial...

Um inverno rigoroso assola os Estados Unidos, está deixando um país congelado fazendo com que 50 milhões de pessoas sofram com o frio.
Vinte e quatro estados estão em alerta, devido as baixas temperatura que está causando mortes, cancelamento de voos, e escolas fechadas.

"Há 50 milhões de pessoas em 24 estados que enfrentarão um frio excepcional, e esse frio é perigoso e mortal", disse o meteorologista Karen Maginnis, para a emissora norte-americana CNN.

Para se ter uma ideia, uma parte das Cataratas do Niágara congelou, e  foi escalada por um alpinista.

O prédio, onde funcionava um centro médico em West Philadelphia, na Pensilvânia, Estados Unidos, pegou fogo, os bombeiros precisaram usar água para apagar o incêndio, com ventos fortes e temperaturas muito baixas do inverno, fez com que a água congelasse em torno do prédio.
"É estranho ver tudo isso assim, porque parece uma escultura de gelo" disse Everett Gillison, do departamento de segurança.

No estacionamento de um hospital em Ralegh na Carolina do Norte, Estados Unidos, devido uma nevasca nos últimos dias, um carros que estava estacionado, quando saiu do local, ficou uma escultura de gelo que o envolvia.

Foi emitido um alerta (onda de frio glacial) que as temperaturas podem atingir -50°C nos Estados Unidos e Canadá, segundo os cálculos.

Exemplos de temperaturas: Graus Celsius

Chicago (EUA)......................................................................    -22°C
Cidades costeiras de Rhode Island (EUA)............................   -24°C
Nova York (EUA).................................................................     -10°C
Ottawa (Canadá)....................................................................  -18°C
Winnipeg (Canadá)................................................................   -23°C

*No Canadá as autoridades afirmam que áreas de  Quebec e Ontário, podem ser atingidas por esse frio e a temperatura pode chegar a -45°C.

Fontes:
http://oglobo.globo.com
http://noticias.terra.com.br
http://noticias.univision.com
http://g1.globo.com
http://noticias.r7.com
http://noticias.uol.com.br
https://www.google.com.br
https://translate.google.com.br                                                      

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Extraterrestres e deuses... (frase)

"A diferença crucial entre deuses e extraterrestres parecido com deuses, não está em sua propriedade, e sim em sua providência".
(Richard Dawkins - escritor)


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O Sol...

É a estrela central do Sistema Solar e a mais próxima do nosso planeta Terra, assim como a mais conhecida por nós. É nossa fonte de luz e de energia.

Sem o Sol, não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam o nosso planeta, pois ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento (fenômenos meteorológicos), e por processo biológicos em plantas e animais (fotossínteses). A luz solar, chega à Terra em 8 minutos, pois a luz viaja em uma velocidade de 300.000 km/s.

É um corpo esférico de gás incandescente, que em seu núcleo ocorre atrito constante de partículas de átomos de hidrogênio (fusão). Esse processo é responsável pela reação termo-nuclear, que transforma massa em energia. Em sua parte central, a sua temperatura chega 10.000.000°C (10 milhões de graus celsius), é a estrela maior e mais quente do sistema solar.

A cada 11 anos, o Sol passa por um período de extrema agitação, enviando para a Terra tempestades solares.

Segundo os estudos científicos, o Sol deve ter se formado há 5 bilhões de anos, possui uma massa de 332.900 vezes maior que a Terra, e um volume de 1.300.000 vezes maior que nosso planeta.
A distância entre o Sol e a Terra é  cerca de 150 milhões km, ou 1 unidade astronômica (UA).

O Sol como qualquer outra estrela, um dia vai "morrer", esse processo deve acontecer em 7,5 bilhões de anos. Antes que isso aconteça, ele  passará por  vários estágios, inclusive aumentar o tamanho, isso deve acontecer em 1,5 bilhões de anos, que será fatal para a Terra.

Curiosidade:
Na antiguidade, o Sol era considerado um deus em muitas religiões de várias civilizações.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://astro.if.ufrgs.br
http://www.suapesquisa.com
https://www.google.com.br

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Cientista mexicano inventa uma bateria que pode durar 100 anos...

O cientista Arturo Solis, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa Fotossíntese Humana, no estado de Aguascalientes no México, inventou uma bateria chamada Bat Gen, que segundo a pesquisa do Dr. Solis, ela pode durar até 100 anos.

É um processo bioquímico estimulado pela mistura de água e melanina, e assim tem por consequência  uma substância que separa o oxigênio do hidrogênio, resultando em liberação de energia.

O processo continua com a mesma molécula, reúne  o oxigênio e o hidrogênio, transformando em água outra vez, assim resulta outra vez, em mais carga de energia.

A melanina é encontrada nos cabelos, nas unhas humanas e na retina.

Então graças a melanina, essa invenção que durou vinte anos de estudo e também de seus próprios recursos, pode ser concretizada, pelo Dr. Solis.

Bat Gen, só pode ligar aparelhos domésticos, mas está previsto que futuramente ela vai poder impulsionar um motor de carro elétrico.

A bateria Bat Gen está sendo comercializada com empresas de energia limpa.

Fonte:
http://seuhistory.com
http://www.mexiconewsnetwork.com
https://www.google.com.br

Sem segredos... (frase)

"O universo não gosta de segredos.
Ele conspira para desvendar a verdade, e mostra-la a você".
(Lisa Unger)


Mars One...

Mars One, vai estabelecer um assentamento humano permanente em Marte.

A partir de 2024, a cada 2 anos, quatro pessoas serão enviadas para morar em Marte, será uma viagem só de ida, e sem volta,  pois o projeto significa explorar o planeta e fazer dele um lar.

Antes de deixarem a Terra de vez, as pessoas selecionadas vão passar por um treinamento de 8 anos. Essas pessoas serão isoladas do mundo e a cada ano passarão por instalações de simulação. Aprenderão como viver em confinamento, longe da civilização e somente entre elas.
Além de suas habilidades e especialização de trabalho que já devem possuir, também aprenderão, reparações físicas e elétricas das estruturas, cultivo e cultura em espaços confinados, abordando também o aspecto médico de rotina e grave, ex: fraturas e, assim como manutenção dental.

O voo levará de 7 a 8 meses, dependendo da posição da Terra em relação a Marte, quando chegarem Marte, vão morar nas unidades e por em pratica as coisas que aprenderam no treinamento.
Enquanto o primeiro grupo estiver em Marte, será entregue vários componentes, e depois de dois anos, será um novo grupo de quatro pessoas enviados a Marte.
Assim Marte será explorado e será um começo de uma nova civilização.


Uma lista de 100 finalistas já saiu, agora a próxima etapa é uma peneira, onde será selecionado 40 pessoas para serem treinadas propriamente para a missão, eles passarão por um processo de oito anos,
Depois serão escolhido 24 candidatos que serão divididos em grupos de quatro pessoas e a cada 2 anos, um grupo será enviado à Marte, sendo que o primeiro grupo pousará em Marte em 2024.

* Em 2018 será lançado a primeira missão não tripulada, pela Mars One.

Fonte:
http://www.mars-one.com
http://www.mars-one.com/mission
http://oglobo.globo.com
https://www.google.com.br
http://veja.abril.com.br

                                                           Ilustração


Uma brasileira foi selecionada, ela está entre os 100 finalistas, fiquei muito contente, pois foram mais de 200.000 pessoas inscritas de 140 países
Desejo muita boa sorte a todos candidatos. Pena, não me inscrevi, mas se quiserem me dar a honra de ir para Marte, eu topo!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A Progress...

A Progress, é uma nave de reabastecimento, uma versão não pilotada e automatizada da espaçonave Soyuz (nave espacial soviética), que é usada para levar suprimentos e combustível para a Estação Espacial Internacional.

O Módulo de Carga da Progress, pode transportar até 1.700 kg em suprimentos para a Estação Espacial Internacional em um volume pressurizado de cerca de 6 m³.

Uma vez que a Progress acopla na Estação, a tripulação entra no módulo de carga através da escotilha de acoplamento.
A
pós a carga retiradas do módulo, antes da desacoplar, a tripulação tira os lixos, equipamentos desnecessários e de água residuais, que vão com o módulo, que irá ser incinerados com a nave espacial na sua re-entrada na atmosfera da Terra.

Fonte:
http://www.nasa.gov

Robô bombeiro...

O robô apelidado de Saffir (Shipboard Autonomous Firefighting), ainda é um protótipo, mas está sendo desenvolvido para combates diretos à incêndios em navios.
Ele é equipado com diversos sensores para se ambientar melhor em diversos espaços, como visão infravermelho, laser rotativo para detecção de luz e um recurso que permite andar no meio da fumaça.

Com 1,80 m de altura, Saffir é um robô humanoide, com pernas e braços que pode se locomover para todos os lugares e espaços diferentes, é capaz de se equilibrar em qualquer tipo de terreno, devido ao controle de impulsos e articulações, que mantém seu equilíbrio.
Patrocinado pele Escritório de Pesquisa Naval (ONR) dos Estados Unidos e desenvolvido pelos pesquisadores da Virginia Tech.

"O robô tem a capacidade de fazer tarefas autônomas, mas mantemos um humano no circuito para permitir que operador possa intervir em qualquer tipo de tarefa que o robô está fazendo", afirmar um do desenvolvedores do projeto, Brian Lattmer.
É uma força conjunta que oficiais da marinha trabalham com o Saffir, monitorando suas ações.

Saffir não está completamente pronto e seu esqueleto ainda não é totalmente a prova de fogo. Seus idealizadores e desenvolvedores esperam elabora um modelo mais resistente, flexível e que identifique diversos problemas em um navio.

O custo de um só robô é de US$ 1 milhão, embora deva cair quando os protótipos forem finalizados pela marinha e entrarem em produção em massa.

Os testes devem acontecer antes do final do ano, abordo de um navio da marinha que é usado para simulações de combate a incêndios.

Ainda não há previsão para a liberação dos robôs bombeiros nos navios da Marinha dos Estados Unidos da América.

Fonte:
http://exameinformatica.sapo.pt
http://www.techtudo.com.br
http://tecnologia.terra.com.br
https://www.google.com.br

                                                             Ilustração

Não há muito o que falar, apenas que é incrível!



Construções alienígenas na Lua...

O ex-funcionário da NASA, Ken Jhonston, foi ex-gerente de Dados e do Departamento de Controle de Fotografias do Laboratório Receptor Lunar da Nasa, durante o Programa Lunar tripulado Apollo.

Segundo Jhonston, astronautas norte-americanos quando tiveram na Lua, tiram fotos de ruínas antigas de origem artificial e também de objetos que eles encontraram. Relatou também que a Nasa ordenou que ele destruísse essas imagens, mas ele não o fez e que o governo norte-norte americano estava guardando esse segredo por 40 anos.

Essas alegações aparecem em um livro intitulado de "Dark Mission: The secret  History of Nasa" (A missão Escura: A História Secreta da Nasa).

As fotos que estão no livro, são de baixa qualidade, mas demonstram as  ruínas de edifícios, uma enorme cúpula como se fossem objetos feito de vidro, torres de pedras e castelos pendurados no ar.


De acordo com a história Associated Press (uma agência de notícias americana), em 20 de julho de 1969 (Apollo 11), os astronautas avistaram luzes saindo da cratera (batizada de Aristarco) onde seu nódulo iria pousar no dia seguinte.

Na primeira volta  ao redor da cratera Aristarco, Neil Armstrong descreveu uma luz brilhante e misteriosa saindo da cratera, localizada ao norte de sua trajetória de voo.

Armstrong relata: "Essa área é definitivamente mais brilhante do que qualquer outra coisa que eu posso ver. As infinidades de cores não observadas parecem ser de uma área particular dentro da cratera, é muito preocupante".


Fonte:
http://www.ufociencia.com
https://www.youtube.com
https://www.google.com.br
https://www.evernote.com

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Curiosidade das estrelas...

As estrelas piscam?
Na realidade as estrelas não piscam, o que vimos quando olhamos para o céu e temos a sensação de ver a estrela piscar, chama-se ilusão de óptica.
Quando olhamos para a estrela, estamos capitando a luz que ela emitiu para o espaço. A luz é uma forma de energia que viaja numa velocidade de 300 km por segundo.
E quando vemos a estrela piscar, é porque esse corpo celeste atravessa mais de 100 km na atmosfera da Terra até chegar aos nossos olhos. Quanto mais distante, menor será o brilho. O piscar é provocado por mudanças no ar da atmosfera que a luz atravessa.

Nascimento:
As estrelas em geral nascem em uma região conhecida como berçário estelar, a partir das Nebulosas constituídas por gases, poeiras e partículas sólida.

Morte:
Elas não duram para sempre, elas nascem, evoluem e morrem. Esse mesmo processo ocorre com o Sol, pois ele também é uma estrela.
Terminam a vida esfriando lentamente.

Vizinha:
A estrela mais próxima de nós, depois do Sol, chama-se Próxima do Centauro, está em uma distância de 40 trilhões Km da Terra.

Fonte:
http://www.cienciaempauta.am.gov.br
http://www.brasilescola.com
http://mundoestranho.abril.com.br
http://www.sobiologia.com.br
https://www.google.com.br

                                                            Ilustração



Uma frase que eu particularmente gosto muito:
"Quem não quiser ver estrelas, que não olhe para o céu". (Não encontrado)

Submarino de propulsão nuclear brasileiro...

O Prosub é a sigla de Programa de Desenvolvimento Submarino, que irá desenvolver 5 submarinos, sendo que um será o primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear (SN-BR), apenas 5 países no mundo domina essa tecnologia: Estados Unidos, Franças, Inglaterra, Russia e China.

"O projeto do submarino de propulsão nuclear, iniciou-se em 06 de julho de 2012 e sua construção será no ano de 2016, garantirá ao país uma invejável capacidade de dissuasão", explica o Almirante de Esquadra e Comandante da Marinha Brasileira o Sr. Julio Soares de Moura Neto.

O Submarino de propulsão nuclear, é mais veloz e não precisa ir até a superfície para recarregar suas baterias e pode ficar oculto por mais tempo e também cobrir áreas de maior extensão.

A Marinha do Brasil está construindo um estaleiro e uma base naval, realizada pela Odebrech, é um complexo de 540 mil m² no município de Itaguaí no Rio de Janeiro, para dar prosseguimento no projeto do submarino com propulsão nuclear.

Construção do complexo:
Os materiais usados na obra são 95% nacionais, cerca de 190 empresas prestaram serviços, mais de 4000 homens e mulheres trabalharam na construção e outros 3.000 empregos diretos e indiretos serão gerados som a sua operação.

A construção do complexo e o desenvolvimento do submarino de propulsão nuclear, representa um grande avanço tecnológico para o país.

Fonte:
http://www.prosubebn.com.br
https://www.facebook.com/marinhaoficial
https://www.google.com.br

                                                            Ilustração

A Marinha do Brasil está dando um grande avanço na tecnologia, e também fazendo o Brasil ser um país mais seguro.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

SETI...

Search for Extra Terrestrial Intelligence (sigla em inglês), que significa Busca por Inteligência Extraterrestre.

O Instituto SETI, é uma organização sem fins lucrativos, fundada em novembro de 1984, e teve sua primeiras operações em 1º de fevereiro de 1985.

É um projeto que consiste em analisar os dados de radiotelescópios pelo mundo  (com o foco no Arecibo, o maior radiotelescópio fixo do mundo - localizado em Porto Rico) em busca de padrões de sinais que possam ter sido originados por civilizações extraterrestres.

A missão do SETI, é explorar, entender e explicar a origem e a natureza da vida no universo, e aplicar os conhecimentos adquiridos para inspirar e orientar as gerações presentes e futuras.

Fonte:
https://www.google.com.br
https://translate.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.seti.org


Som do Sol...

Satélites da NASA captam som Sol. Esses satélites foram utilizados para ouvir o campo magnético do Sol, e também observar os ventos solares e assim como a temperatura.

veja o vídeo



Fonte:
http://www.misteriosdoespaco.com.br
https://www.google.com.br
https://www.youtube.com


Moradores de uma vila caem no sono...

Os moradores da  Vila Kalachi, ao norte do Cazaquistão, vem sofrendo de uma doença que os fazem dormir.

Segundo informações do Daily Mail, 14% das pessoas foram afetadas, 60 pessoas procuraram o hospital com o mesmo sintomas desse transtorno:  tontura, incapacidade de ficar em pé, cansaço e problemas de memória. As pessoas infectadas relatam que o sono vem repentinamente, sem intervalos regulares.

Cientista, peritos e especialistas, foram enviados  para descobrirem qual é a causa desse sono que atinge todas essas pessoas da Vila, que foi apelidada por moradores das cidades da região como "vale do sono".

Em um exame clínico realizado, foi descoberto excesso de líquido no cérebro. O médico especialista dr. Egor Korovin, disse: "Em termos médicos, eles estão sofrendo de encefalopatia, uma doença do cérebro, mas a causa é desconhecida"

A Vila, foi construída perto de antigas minas de urânio da era soviética, que agora estão abandonadas, mas o nível de radiação não chega ser perigoso.

O professor Leonid Rickhvanov do departamento de Geo-ecologia e Geo-química, disse: "Nós eliminamos infecções virais e bacterianas, mas o resultado dos testes obtidos, que descartou a possibilidade de doença de radiação". Continuou: " Nós também não encontramos nenhuma evidência de que os produtos químicos tóxicos foram enterrados na área, como muitos moradores alegaram".

Em 2010, foi quando onde começou as queixas dos moradores, recentemente as queixas foram aumentando e os afetados também, que chegou a ser um em cada cinco dos 600 moradores da Vila, por isso as investigações foram intensificadas pelos cientistas.

Após quatro anos, os cientistas chegaram a conclusão que o problema é do elemento químico radão (radônio, gás radioativo de origem natural), é um gás nobre incolor, e inodoro.

O professor Rickhvanov explicou: "As minas deixaram espaços abertos no subterrâneo que foram se enchendo de água e atingindo os bolsões de gás que estava no interior e os levaram para cima, até a superfície. O gás tem um efeito tóxico que induz uma pessoa a cair no sono".

O radão, não é possível ser detectado no ar em métodos convencionais de radiação, por isso que anteriormente não foi detectado a sua presença. Explicou o professor.

Após identificado a causa, funcionários do governo local, disseram que estavam considerando o plano de remover toda a Vila, pois o problema do gás radônio é impossível de enfrentar.

Fonte:
http://www.gadoo.com.br
http://noticias.terra.com.br
http://www.bahianoticias.com.br
http://pancadaodenoticias.info
https://www.google.com.br

                                                           Ilustração

O homem mexe tanto com a natureza, que infelizmente inocentes que acabam pagando.


sábado, 14 de fevereiro de 2015

"Idade das trevas digital" pode vir acontecer...

Em uma conferência cientifica em San José, Califórnia, no encontro anual da Associação Americana para Avanços das Ciência, o vice-presidente da empresa Google Vint Cerf (conhecido como um dos pais da internet), diz estar preocupado com a ideia de perdemos todas imagens e documentos salvos em computadores a medida que hardwares e softwares se tornam obsoletos. Ele afirmou que o mundo pode entrar em uma "Idade das Trevas Digital" e teme que os registros do século XXI se percam e futuras gerações vão ter poucos ou nenhuma acesso a esses registros.

"Me preocupo muito. Já estamos passando por isso. Formatos antigos de documentos que criamos ou apresentações podem não ser legíveis pelas versões mais recentes dos softwares, porque a compatibilidade com versões anteriores não é sempre garantida", disse Cerf a BBC.
Continuou..."O que pode acontecer com o tempo, é que mesmo que cumulemos vastos arquivos de conteúdo digital, nós não saberemos do que se trata".

Cerf quer promover uma ideia de preservar digitalmente cada hardwares e softwares para que não se tornem obsoletos, seria uma espécie de "museu na nuvem".

"A ideia é fazer uma espécie de RX do conteúdo, do programa que ele pode ser aberto, e do sistema operacional juntos, com uma descrição da máquina onde este sistema está funcionando, e preserva-los por longos períodos de tempo. Esta foto instantânea digital, irá recriar o passado no futuro" explicou Cerf.

"Pergaminho digital", esse foi o nome batizado para esse conceito, e foi demonstrado e desenvolvido pelo cientista da computação experimental Mahadev Satyanarayanan da Universidade Carnegie Mellon.

"Claro que há arestas a serem aparadas, mas já foi provado que o conceito geral funciona" Cerf garante.


O negócio é fazer com antes, um velho e bom álbum de fotografias e xerocar documentos, pois antes prevenir do que ficar sem.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
http://blogs.estadao.com.br
http://info.abril.com.br
https://www.google.com.br

Sinais de rádio podem causar invasão alienígenas...

Infelizmente não posso publicar essa matéria, pois todos os direitos pertence ao O Globo, mas coloco o link para quem se interessar, é muito interessante.
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cosmologos-temem-que-sinais-de-radio-causem-invasao-alienigena-15328107#ixzz3Ri1SJ4Kv

                                                           Ilustração


**Cosmólogos temem que sinais de rádio causem invasão alienígena  Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cosmologos-temem-que-sinais-de-radio-causem-invasao-alienigena-15328107#ixzz3Ri1SJ4Kv  © 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Sexta feira 13...

Existem muitas histórias sobre sexta feira 13, mas a origem mesmo de como começou essa superstição, não se sabe, existem várias possibilidades, pois várias culturas espalhadas no mundo tem sua "explicação" para tal crença de mau agouro.

- Para os cristãos: A última ceia de Cristo, eram 13 apóstolos, e Judas (traidor) era o 13º.
- Para os  romanos: o número 13, significa morte, destruição e azar.
- Para a mitologia nórdica: Em um banquete com doze convidados, o deus loki surgiu sem se convidado e acabou causando a morte de Balder , e o número 13, ganhou essa má fama.
Também em relação aos nórdicos, em louvor, a sexta feira foi batizada de Frigga (consequência friday em inglês) deusa da beleza e do sexo, mas com a conversão desses países ao cristianismo, a deusa foi transformada em bruxa pelos padres e a lenda se espalhou, que por vingança, ela se reunia com outras 11 feiticeiras e o demônio, logo 13 a mesa em seu dia.
- Para alguns pesquisadores: eles relatam que o grande dilúvio aconteceu em uma sexta feira.

Existem várias culturas, que a o número 13 é considerado de sorte, um exemplo são os egípcios: A vida era completa em 12 diferentes estágios para que o ser humanos alcance 13º estágio que é a vida eterna.

Os indianos, estadunidenses e mexicanos, associam o número 13, à felicidade e ao futuro próspero.


A sexta feira 13, pode ser para você ruim e de mau agouro, você pode ser supersticioso e até levar junto de você uma figa, uma ferradura ou qualquer objeto que te dê segurança para passar por esse dia.

Agora, matar, mutilar e fazer mal à um animal, isso é um absurdo, pois sua vida não vai melhorar e nem trazer sorte com o sofrimento de uma vida indefesa.

Fonte:
http://www.terra.com.br
http://www.brasilescola.com
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br                            

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Isaac Newton...

Nasceu em Londres (Woolsthorpe by Colsterworth) em 04 de janeiro de 1643 e morreu em 31 de março de 1727.
Foi um cientista Inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista. filósofo natural e teólogo.

De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e anunciá-las de forma precisa e racional.

Sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

1ª Lei de Newton - Inércia:
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"

2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica:
"A mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime à força"

3ª Lei de Newton - Princípio da Ação e  Reação:
"A uma ação sempre se opõe uma reação igual, ou seja, as ações de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e se dirigem a partes contrárias"

Ao demonstrar a consciência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demostrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra com em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais.

O poder unificador e profético era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo (O Sol é o centro do sistema solar) e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.

Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior um impacto na história da ciência.

"Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado". (Isaac Newton)

Fonte:
http://www.suapesquisa.com
http://pt.wikipedia.org
http://www.r7.com
https://www.google.com.br

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O lado oculto da Lua...

O lado oculto da Lua (o lado escuro da Lua, ou o lado negro da Lua)  é o hemisfério lunar e não pode ser visto da Terra devido a sincronização da rotação desses corpos.

A Lua não tem luz própria, ela é toda escura e recebe a iluminação solar, quando há eclipse total lunar, ela fica toda escura porque a sombra da Terra bloqueia a passagem da luz solar.

O lado oculto da Lua só recebe luz na fase de Lua nova, então o lado oculto da Lua é o lado não visível quando observado pela superfície da Terrestre.

Em 1959 foi fotografado pela primeira vez pela sonda espacial soviética Luna 3, mas em 1968 pela primeira vez foi observado por olhos humanos na missão Apollo 8 (United States Apollo Space Program), que estava na órbita da Lua.

Esse hemisfério abriga uma região acidentada chamada de bacia do Polo Sul Aitken, é uma enorme cratera, resultado de um dos maiores e mais antigos impactos conhecido no Sistema Solar.
Foi nomeada de bacia do Polo Sul Aitken, por seus dois pontos em lados opostos; a cratera Aitken no extremo norte e ao polo Sul lunar no outro extremo.

A cratera Aitken, recebeu esse nome em homenagem ao astrônomo americano Robert Grant Aitken, especialista em sistemas estelares binários. Essa cratera  possui 2.500 km  de diâmetro e  13 km de profundidade.

                                                           

Fonte:
http://g1.globo.com
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br
https://www.youtube.com

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Tempestade de granizo amassa avião...

O voo 3307 da empresa TAM que decolou, um pouco depois das 17h, do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, e seguia para Natal, no Rio Grande do Norte, no domingo dia 08/02/2015, teve que retornar e fazer um pouso de emergência.

Segundo a empresa TAM, poucos minutos depois de decolar, a aeronave passou por uma zona de turbulência e tempestade de granizo, onde forçou o piloto retornar, pois o avião foi alvejado e amassado pelos granizos desta tempestade. "Ele precisou fazer um pouso de emergência".

Apesar do susto, segundo a concessionária RiOgaleão que administra o aeroporto, informou que todos passageiros desembarcaram em segurança e seguiram viagem em outros voos.


Fonte:
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br


Avião, ainda é o meio de transporte mais seguro, e bem mais rápido.

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Chuva artificial...

Um dos métodos utilizados nas estiagens é o bombardeamento de nuvens ou nucleação artificial (chuva artificial).

A primeira chuva artificial foi provocada em novembro de 1946 pelo engenheiro norte-americano Vicent J. Schafer, funcionário da General Electric.

A técnica consiste em lançar no céu alguma substância que facilite a formação de gotas de chuvas, essa técnica  é conhecida como pulverização ou semeadura de nuvens.

O componente mais usado é o cloreto de sódio, o popular sal de cozinha, em contato com o vapor d'água da nuvem, as partículas de sal atraem minúsculas gotículas, iniciando a criação dos pingos de chuva. "Esse artifício só faz chover em nuvens que já tenham um vapor d'água suficiente, isso quer dizer que ele não produz chuva, no máximo pode acelerar uma", afirma o meteorologista Augusto José Pereira Filho, da Universidade de São Paulo (USP).

Ainda não conseguiram provar a eficácia desse método, e também há outro problema, porque ele pode ser perigoso para o meio ambiente, pois apesar do produto lançado não ser tóxico, mas pode haver modificação climática e trazer resultados imprevisíveis no futuro.

Há outros métodos, usando o iodeto de prata, gelo seco (gás carbônico congelado) e água potável.

Um grupo de brasileiros, desenvolveram uma tecnologia para provocar chuva artificialmente, pode ser a solução para aliviar os períodos de forte seca no semiárido e contribuir no combate da desertificação.

Segundo Ricardo Imai, sócio da Modclima (empresa desenvolveu a técnica), a produção de chuvas artificiais se dá com o lançamento de gotas de água em nuvens que concentram alta umidade, a partir de uma avião bimotor equipado com um tanque de 300 litros de água e um equipamento que controla o tamanho das gotículas dispersadas. O que ocorre é a aceleração de um processo natural.

Uns radares meteorológicos via satélites detecta as nuvens e a partir daí se inicia a operação.

O avião entra nas nuvens cumulus, que concentram alta umidade, e lançam as gotas que "pegam carona" nos ventos ascendentes. Dentro da nuvem, elas se juntam e formam a chuva, que caem em local previamente determinado.
A precipitação ocorre 30 minutos depois do início da operação.

"Passamos horas monitorando o deslocamento das nuvens, para saber se elas vão para a área de interesse e se podem ser semeadas com as gotículas de água. Às vezes, temos que esperar muito tempo" disse Ricardo.

A ONU considerou não poluente  essa técnica desenvolvida por brasileiros pela empresa de São Paulo.

Fonte:
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br
http://www.abril.com.br
https://br.yahoo.com
http://pt.wikipedia.org
http://exame.abril.com.br

O enigmalito de Williams...

Em 1998 o engenheiro elétrico John J. Williams, encontrou um objeto que parecia ser um conector elétrico no chão. Ele começou a cavar e descobriu uma pedra de aparência estranha, e havia três pinos de metal envolvido pela rocha.

Segundo Williams, esse objeto foi achado em uma zona rural do Estados Unidos, quando ele fazia uma excursão. Uma área longe de assentamentos humanos ou qualquer comércio, indústria, hospitais e aeroportos.

Mesmo pondo a credibilidade em risco, ele se recusa a fornecer a localização, pois pode haver garimpo e ter outras relíquias no local.

Segundo Williams, ele chamou engenheiros e geólogos para verificar o objeto, a conclusão é que componente eletrônico não foi soldado e nem colocado na pedra, se isso ocorreu, certamente é algo que ainda é desconhecido da ciência atual, e a dedução é que o objeto existia quando a pedra se formou ao seu redor.

Análise geológica determinou que aparentemente, a pedra tem cerca de 100 mil anos de idade, se isso realmente for verdade, tecnicamente, ele não poderia existir se levarmos em conta a cronologia aceita atualmente.
A rocha se tornou um mistério conhecido por entusiastas de OVNIs, mas muitos acham que é uma farsa.

Williams acredita que o localização onde foi encontrado o objeto, forneça mais evidências de uma civilização perdida ou presenças de extraterrestres. Ele tem buscado uma equipe de cientistas de mente aberta para investigar o local. Ele também está confiante para deixar qualquer investigação ao enigmalito, mas há três condições: Ele deve estar presente, a pedra deve ser preservada (intacta) e ele não vai ter que pagar a pesquisa.

Fonte:
https://www.epochtimes.com.br
http://www.ciencia-online.net
http://www.taringa.net
https://www.google.com.br

Nasa encontra em Marte a sonda britânica...

 No dia 16/01/2015 a Agência Espacial do Reino Unido, informou que após 11 anos de desaparecimento, a sonda britânica Beagle 2 foi encontrada na superfície de Marte  pela sonda da Nasa que está em órbita em torno do planeta vermelho.

Em 25 de dezembro de 2003 a sonda Beagle 2, tentou fazer um pouso suave em Marte, usando paraquedas e airbags, mas depois disso não houve mais nenhum contato.

Através das imagens feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da Nasa, mostra que a sonda Beagle está intacta, o problema foi no pouso, que as pétalas onde foram montados seus painéis solares, não abriram totalmente. "Sem abertura completa, não há como haver comunicação de rádio", explicou o professor Mark Sims, gerente da missão Beagle na Universidade de Leicester.

"...infelizmente, foi na fase final que a Beagle 2 encontrou problemas", comentou o Dr. David Parker, presidente executivo da UK Space Agency (Agência Espacial do Reino Unido).

Dr. David Parker, presidente executivo da Agência Espacial do Reino Unido (UK Space Agency) , também disse:
"A história da exploração espacial é marcada pelo sucesso e pelo fracasso. Esta constatação torna o caso que Beagle 2, era mais sucesso do que anteriormente sabia e, sem dúvida, um passo importante na contínua exploração de Marte da Europa".


Essa descoberta foi um marco muito importante, pois essa missão da Beagle 2, não teve um custo alto, foram US$ 200 milhões, isso pode significar que no futuro possa haver missões com custos baixos e com sucesso.

Fonte:
https://www.gov.uk
http://pt.euronews.com
http://exame.abril.com.br
http://www.bbc.co.uk
translate.google.com.br
https://www.google.com.br

sábado, 7 de fevereiro de 2015

"O dedo gelado da morte"...

Esse fenômeno formado em locais gelados como a Antártica, recebe o nome oficialmente de Brinicle, também conhecido por "dedo gelado da morte", pois tudo que toca congela rapidamente. Foi filmado e divulgado pela primeira vez pela rede televisiva BBC 2011.

Acontece em situações muito específicas, em que o fluxo de água contém uma alta concentração salina, além do normal, forma um tubo de salmoura que desce da supefície em direção ao leito do mar no ponto mais baixo possível, onde habitam as espécies marinhas como as estrelas do mar ou ouriços do mar, além deles ficarem presos, eles podem chegar até morrer congelados.

Como o Brinicle é mais denso que a água do mar pela concentração de sal, acaba descendo como se fossem um tornado, por ser extremamente gelado e sua temperatura é mais baixa que a da água, acaba congelando tudo a sua volta.

Fonte:
https://www.youtube.com
https://www.google.com.br
http://aquaa3.com.br
http://www.tecmundo.com.br

                                                                Vídeo


É, a natureza às vezes tem uma forma radical de mostrar sua beleza.

Asteroide 2004 BL86 e sua Lua...

Na noite de segunda feira 26/01/2015 e a madrugada da terça feira 27/01/2015, um asteroide passou bem próximo da Terra, trata-se do asteroide 2004 BL86, que orbita o Sol a cada 1,84 ano, ele foi descoberto há 11 anos atrás pelo telescópio Linear (Lincoln Near-Earth Asteroid Research) localizado no Estado do novo México.

A Nasa revelou que o asteroide, possui sua própria Lua de tamanho pequeno, cerca de 70 metros, que orbita nele.
O asteroide tem cerca de 325 metros de diâmetro, passou numa distância de 3,1 de vezes da distância da Terra com a Lua, ou seja, a distância foi de 1,2 milhões de km da Terra.

A Nasa já havia divulgado que não haveria risco nenhum de colisão, apesar da distância e do tamanho do asteroide.
O astrônomo Don Yeomens, do Laboratório de propulsão a Jato  da Nasa, em Pasadena, disse em um comunicado: "Embora não represente uma ameaça à Terra num futuro próximo, é uma abordagem relativamente perto de um asteroide relativamente grande, o que nos proporciona uma oportunidade única para observar e aprender mais".

A Nasa monitora cerca de 11 mil de asteroides em órbita, que passam relativamento perto da Terra. A Agência Espacial Norte-Americana Nasa, relata ter localizado 95% do maiores asteroides, aqueles com diâmetro de 900 metros ou mais, com órbita que os levam relativamente perto da Terra.

O próximo asteroide que se aproximará da Terra é o 1999 AN10, que segundo a Nasa, passará   em 2027.

Fonte:
https://br.noticias.yahoo.com
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=gTK0dT0fiBA

                                                            Assista o vídeo

                                     
uhhh... esse foi bem próximo!!!            

Lua sangrenta...

Esse fenômeno ocorre quando a lua fica na sombra da Terra em relação ao sol, adquirindo um tom avermelhado. O nome desse fenômeno é Eclipse lunar, mas devido o reflexo avermelhado, é conhecida como lua sangrenta.

A lua não fica vermelha, na maioria das vezes, a lua é branca brilhante ou amarela, a lua não tem luz própria, depende do ângulo em que ela se encontra em relação a Terra e o sol, onde a luz é refletida e aí será determinado a cor do reflexo.


Segundo a Nasa, em 2015 ocorrerão duas luas de sangue, as datas são: 04 de abril de 2015 e 28 de setembro de 2015.

Fonte:
http://veja.abril.com.br
http://www.redefonte.com
https://www.google.com.br

                                                           Ilustração


No meu ponto de vista, esse fenômeno da lua sangrenta é um dos mais bonitos, agora é só espera para admirar.