terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Robô bombeiro...

O robô apelidado de Saffir (Shipboard Autonomous Firefighting), ainda é um protótipo, mas está sendo desenvolvido para combates diretos à incêndios em navios.
Ele é equipado com diversos sensores para se ambientar melhor em diversos espaços, como visão infravermelho, laser rotativo para detecção de luz e um recurso que permite andar no meio da fumaça.

Com 1,80 m de altura, Saffir é um robô humanoide, com pernas e braços que pode se locomover para todos os lugares e espaços diferentes, é capaz de se equilibrar em qualquer tipo de terreno, devido ao controle de impulsos e articulações, que mantém seu equilíbrio.
Patrocinado pele Escritório de Pesquisa Naval (ONR) dos Estados Unidos e desenvolvido pelos pesquisadores da Virginia Tech.

"O robô tem a capacidade de fazer tarefas autônomas, mas mantemos um humano no circuito para permitir que operador possa intervir em qualquer tipo de tarefa que o robô está fazendo", afirmar um do desenvolvedores do projeto, Brian Lattmer.
É uma força conjunta que oficiais da marinha trabalham com o Saffir, monitorando suas ações.

Saffir não está completamente pronto e seu esqueleto ainda não é totalmente a prova de fogo. Seus idealizadores e desenvolvedores esperam elabora um modelo mais resistente, flexível e que identifique diversos problemas em um navio.

O custo de um só robô é de US$ 1 milhão, embora deva cair quando os protótipos forem finalizados pela marinha e entrarem em produção em massa.

Os testes devem acontecer antes do final do ano, abordo de um navio da marinha que é usado para simulações de combate a incêndios.

Ainda não há previsão para a liberação dos robôs bombeiros nos navios da Marinha dos Estados Unidos da América.

Fonte:
http://exameinformatica.sapo.pt
http://www.techtudo.com.br
http://tecnologia.terra.com.br
https://www.google.com.br

                                                             Ilustração

Não há muito o que falar, apenas que é incrível!



Nenhum comentário:

Postar um comentário