quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O Sol...

É a estrela central do Sistema Solar e a mais próxima do nosso planeta Terra, assim como a mais conhecida por nós. É nossa fonte de luz e de energia.

Sem o Sol, não seria possível a sobrevivência de grande parte das espécies que hoje habitam o nosso planeta, pois ele é responsável pela temperatura, pela evaporação, pelo aquecimento (fenômenos meteorológicos), e por processo biológicos em plantas e animais (fotossínteses). A luz solar, chega à Terra em 8 minutos, pois a luz viaja em uma velocidade de 300.000 km/s.

É um corpo esférico de gás incandescente, que em seu núcleo ocorre atrito constante de partículas de átomos de hidrogênio (fusão). Esse processo é responsável pela reação termo-nuclear, que transforma massa em energia. Em sua parte central, a sua temperatura chega 10.000.000°C (10 milhões de graus celsius), é a estrela maior e mais quente do sistema solar.

A cada 11 anos, o Sol passa por um período de extrema agitação, enviando para a Terra tempestades solares.

Segundo os estudos científicos, o Sol deve ter se formado há 5 bilhões de anos, possui uma massa de 332.900 vezes maior que a Terra, e um volume de 1.300.000 vezes maior que nosso planeta.
A distância entre o Sol e a Terra é  cerca de 150 milhões km, ou 1 unidade astronômica (UA).

O Sol como qualquer outra estrela, um dia vai "morrer", esse processo deve acontecer em 7,5 bilhões de anos. Antes que isso aconteça, ele  passará por  vários estágios, inclusive aumentar o tamanho, isso deve acontecer em 1,5 bilhões de anos, que será fatal para a Terra.

Curiosidade:
Na antiguidade, o Sol era considerado um deus em muitas religiões de várias civilizações.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://astro.if.ufrgs.br
http://www.suapesquisa.com
https://www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário