domingo, 22 de fevereiro de 2015

O primeiro salto de paraquedas...

André-Jacques Garnerin, um engenheiro e inventor francês, deu o ponta pé inicial para o salto de paraquedas.

O salto:
Sob olhares de uma multidão no Parque Monceau em Paris, no dia 22 de outubro de 1797,  Garnerin fez seu primeiro salto com sua invenção, quando atingiu a 1000 metros de altitude em relação ao solo, ele pulou.

Segundo relatos da época o cesto onde estava o inventor, balançou violentamente em sua descida, mas ele não sofre nenhum tipo de ferimento.

A invenção:
O "pára-quedas" lembrava muito um guarda-chuva, tecido de seda com sete metros de diâmetro, e tinha uma espécie de cesta na parte inferior, onde ficou o inventor.


A vida:
Nascido em Paris, no dia 31 de janeiro de 1969, foi oficial da Aeronáutica. Na primeira fase das guerras Napoleônicas, entre 1792 e 1797, Garnerin foi capturado pelos britânicos e entregue ao exército austríaco, e feito prisioneiro em Buda na Hungria por três anos.

Em 1803, entre os dias 3 e 4 de outubro,  Garnerin faz um voo de balão percorrendo cerca de  395 km, entre  Paris e Clausen.

Sua esposa Jeanne-Geneviève,  em 12 de outubro de 1799, saltou de paraquedas, sendo a primeira mulher em salto com equipamento.
Em 1802, entrou com o pedido de patente, para um "dispositivo chamado de pára-quedas".

Curiosidade:
Jeanne-Geneviève, assistiu o primeiro salto de Garnerin, ela estava na multidão, ficou fascinada com o que tinha testemunhado, e se inscreveu para se tornar uma aluna de Garnerin .

Ela acabou voando com ele em 10 de novembro de 1798.
Jeanne morreu no ano de 1847.

Morte:
André-Jacques Garnerin, morreu em Paris no dia 18 de agosto de 1823.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org
http://noticias.terra.com.br
https://www.google.com.br
http://exame.abril.com.br
http://www.madamegilflurt.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário