terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O lado oculto da Lua...

O lado oculto da Lua (o lado escuro da Lua, ou o lado negro da Lua)  é o hemisfério lunar e não pode ser visto da Terra devido a sincronização da rotação desses corpos.

A Lua não tem luz própria, ela é toda escura e recebe a iluminação solar, quando há eclipse total lunar, ela fica toda escura porque a sombra da Terra bloqueia a passagem da luz solar.

O lado oculto da Lua só recebe luz na fase de Lua nova, então o lado oculto da Lua é o lado não visível quando observado pela superfície da Terrestre.

Em 1959 foi fotografado pela primeira vez pela sonda espacial soviética Luna 3, mas em 1968 pela primeira vez foi observado por olhos humanos na missão Apollo 8 (United States Apollo Space Program), que estava na órbita da Lua.

Esse hemisfério abriga uma região acidentada chamada de bacia do Polo Sul Aitken, é uma enorme cratera, resultado de um dos maiores e mais antigos impactos conhecido no Sistema Solar.
Foi nomeada de bacia do Polo Sul Aitken, por seus dois pontos em lados opostos; a cratera Aitken no extremo norte e ao polo Sul lunar no outro extremo.

A cratera Aitken, recebeu esse nome em homenagem ao astrônomo americano Robert Grant Aitken, especialista em sistemas estelares binários. Essa cratera  possui 2.500 km  de diâmetro e  13 km de profundidade.

                                                           

Fonte:
http://g1.globo.com
http://pt.wikipedia.org
https://www.google.com.br
https://www.youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário