segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O animal mais velho do mundo...

Jonathan, é uma tartaruga que vive em Plantation House, na ilha de Santa Helena, onde é a residência oficial do governador dos territórios britânicos ultramarinos no Sul do Atlântico. Jonathan e mais duas tartarugas, Myrtle e Fredrika são três das cinco de uma espécie rara que habitam a ilha.

Das três tartarugas, Jonathan é a mais velha com registro de 183 anos, então ele é possivelmente o animal mais velho do mundo.

Jonathan nasceu na metade do século 19, no ano de 1832, segundo a estimativa, e perdeu por 10 anos a oportunidade  de "conhecer" Napoleão,
que morreu em 1821. Santa Helena já abrigou Napoleão.

"Ele é praticamente cego por causa da catarata, e não tem mais olfato, mas sua audição é boa", diz Joe Hollis, um dos guias da ilha.

Na foto de 1882, mostra Jonathan adulto, esta espécie leva 50 anos para crescer em seu tamanho pleno.

Ele é uma espécie rara de tartaruga-das-seychelles, oriunda da ilha do mesmo nome que fica no Oceano Índico. As companheiras de Jonathan, são de uma espécie levemente diferente, o jabuti-gigante-de-aldabra, do atol que leva o mesmo nome.

Tartaruga dessa espécie, vive 250 anos. Os moradores da cidade já tem um plano especial de "funeral" para o caso de sua morte. O casco de Jonathan será exposto permanentemente em Santa Helena. Alguns já estão arrecadando dinheiro para criar uma estátua de bronze  de Jonathan.

*A ilha de Santa Helena, fica isolada no meio do Atlântico Sul, no mapa é um pequeno ponto, entre a Bahia e  Angola.


Fonte:
http://g1.globo.com
http://noticias.terra.com.br
http://www.bbc.co.uk
http://hr.wikipedia.org
https://www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário