domingo, 22 de fevereiro de 2015

Movimentação da Terra...

Nicolau Copérnico (astrônomo e matemático), nasceu na Polônia em 1473, é considerado o fundador da astronomia moderna. Há cerca de 450 anos, mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites, e as noites aos dias.

Existem dois movimentos principais do nosso planeta, a Rotação e a Translação.

A Rotação:
É o giro que a Terra dá ao redor de si mesma, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz em sentido anti-horário, de oeste para leste. E  tem uma duração aproximada de 24 horas, no que resulta, a sucessão de dias e noites na superfície terrestre.

*É por isso que o Sol serve de referência há milhares de anos, devido a sua posição: na manhã é o leste ou nascente (aparece), e a tarde é ao oeste ou poente (desaparece).

A Translação:
É o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, junto com outros planetas, e nesse movimento o nosso plante percorre uma órbita que tem forma de uma elipse. A velocidade é de 107 mil/km/h, e o tempo necessário para completar a volta é de 365 dias e 6 horas aproximadamente.

*O ano civil adotado por convenção para o nosso calendário é de 365 dias, como o tempo real é de 365 dias e 6 horas, então o ano de 366 dias se chama bissexto, e a cada 4 anos temos um.

Fonte:
http://www.cienciaviva.pt
https://www.google.com.br
http://educacao.uol.com.br
http://pt.wikipedia.org
https://www.youtube.com/Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário