domingo, 15 de fevereiro de 2015

Moradores de uma vila caem no sono...

Os moradores da  Vila Kalachi, ao norte do Cazaquistão, vem sofrendo de uma doença que os fazem dormir.

Segundo informações do Daily Mail, 14% das pessoas foram afetadas, 60 pessoas procuraram o hospital com o mesmo sintomas desse transtorno:  tontura, incapacidade de ficar em pé, cansaço e problemas de memória. As pessoas infectadas relatam que o sono vem repentinamente, sem intervalos regulares.

Cientista, peritos e especialistas, foram enviados  para descobrirem qual é a causa desse sono que atinge todas essas pessoas da Vila, que foi apelidada por moradores das cidades da região como "vale do sono".

Em um exame clínico realizado, foi descoberto excesso de líquido no cérebro. O médico especialista dr. Egor Korovin, disse: "Em termos médicos, eles estão sofrendo de encefalopatia, uma doença do cérebro, mas a causa é desconhecida"

A Vila, foi construída perto de antigas minas de urânio da era soviética, que agora estão abandonadas, mas o nível de radiação não chega ser perigoso.

O professor Leonid Rickhvanov do departamento de Geo-ecologia e Geo-química, disse: "Nós eliminamos infecções virais e bacterianas, mas o resultado dos testes obtidos, que descartou a possibilidade de doença de radiação". Continuou: " Nós também não encontramos nenhuma evidência de que os produtos químicos tóxicos foram enterrados na área, como muitos moradores alegaram".

Em 2010, foi quando onde começou as queixas dos moradores, recentemente as queixas foram aumentando e os afetados também, que chegou a ser um em cada cinco dos 600 moradores da Vila, por isso as investigações foram intensificadas pelos cientistas.

Após quatro anos, os cientistas chegaram a conclusão que o problema é do elemento químico radão (radônio, gás radioativo de origem natural), é um gás nobre incolor, e inodoro.

O professor Rickhvanov explicou: "As minas deixaram espaços abertos no subterrâneo que foram se enchendo de água e atingindo os bolsões de gás que estava no interior e os levaram para cima, até a superfície. O gás tem um efeito tóxico que induz uma pessoa a cair no sono".

O radão, não é possível ser detectado no ar em métodos convencionais de radiação, por isso que anteriormente não foi detectado a sua presença. Explicou o professor.

Após identificado a causa, funcionários do governo local, disseram que estavam considerando o plano de remover toda a Vila, pois o problema do gás radônio é impossível de enfrentar.

Fonte:
http://www.gadoo.com.br
http://noticias.terra.com.br
http://www.bahianoticias.com.br
http://pancadaodenoticias.info
https://www.google.com.br

                                                           Ilustração

O homem mexe tanto com a natureza, que infelizmente inocentes que acabam pagando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário