quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Mar Aral, um desastre ambiental...

Mar Aral, é um imenso lago salgado que fica na Ásia Central, localizado na fronteira entre Uzbequistão e Turcomenistão.

Até 1960, esse lago era o quarto maior lago do mundo, com uma área de 60 mil/km², e locais de profundidade chegando a 40 metros. Havia mais de 178 espécies de animais,a industria comercial pesqueira produzia 25.00 toneladas anuais com 60.000 funcionários, e uma fauna e flora rica.

Começo do desastre ambiental

Nesse ano mesmo de 1960, um canal com mais 1.400 km, desviaram enormes quantidades de água do lago para irrigação de extensas áreas de plantação de algodão, que foi um projeto de cultivo do governo da ex-União Soviética, e com às altas taxas de evaporação, às fortes secas da região e o uso de produtos agrotóxicos e também o uso desenfreados de sumos agrícolas: fertilizantes, herbicidas, inseticidas, entre outros. Tudo isso promoveu um desastre ambiental e um enorme impacto em toda natureza local.

Como ficou depois do projeto

A salinidade do lago triplicou, as espécies de animais diminuíram drasticamente para 38, a industria comercial pesqueira foi eliminada devido a grande quantidade de sal que não permite povoamento de peixes, doenças na população local, perdas de áreas úmidas que cercavam o mar Aral

Na atualidade

Através de imagens do satélites da Nasa, mostra que o Mar Aral, está encolhendo.
A Nasa informou que as águas vêm recuando ano após ano, deixando o leito seco e exposto com uma poeira misturada de agrotóxicos e fertilizantes.
A comunidade de pescadores entraram em colapso.

Fonte:
http://www.bbc.co.uk
http://www.brasilescola.com
http://guiadoestudante.abril.com.br
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br
http://pt.wikipedia.org
http://earthobservatory.nasa.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário