sábado, 7 de fevereiro de 2015

Asteroide 2004 BL86 e sua Lua...

Na noite de segunda feira 26/01/2015 e a madrugada da terça feira 27/01/2015, um asteroide passou bem próximo da Terra, trata-se do asteroide 2004 BL86, que orbita o Sol a cada 1,84 ano, ele foi descoberto há 11 anos atrás pelo telescópio Linear (Lincoln Near-Earth Asteroid Research) localizado no Estado do novo México.

A Nasa revelou que o asteroide, possui sua própria Lua de tamanho pequeno, cerca de 70 metros, que orbita nele.
O asteroide tem cerca de 325 metros de diâmetro, passou numa distância de 3,1 de vezes da distância da Terra com a Lua, ou seja, a distância foi de 1,2 milhões de km da Terra.

A Nasa já havia divulgado que não haveria risco nenhum de colisão, apesar da distância e do tamanho do asteroide.
O astrônomo Don Yeomens, do Laboratório de propulsão a Jato  da Nasa, em Pasadena, disse em um comunicado: "Embora não represente uma ameaça à Terra num futuro próximo, é uma abordagem relativamente perto de um asteroide relativamente grande, o que nos proporciona uma oportunidade única para observar e aprender mais".

A Nasa monitora cerca de 11 mil de asteroides em órbita, que passam relativamento perto da Terra. A Agência Espacial Norte-Americana Nasa, relata ter localizado 95% do maiores asteroides, aqueles com diâmetro de 900 metros ou mais, com órbita que os levam relativamente perto da Terra.

O próximo asteroide que se aproximará da Terra é o 1999 AN10, que segundo a Nasa, passará   em 2027.

Fonte:
https://br.noticias.yahoo.com
http://g1.globo.com
https://www.google.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=gTK0dT0fiBA

                                                            Assista o vídeo

                                     
uhhh... esse foi bem próximo!!!            

Nenhum comentário:

Postar um comentário